
Nos próximos quatro meses, até fevereiro de 2017, os dias amanhecerão mais cedo
Maya Santana
Esta manhã, li nos jornais que o horário de verão começa no próximo domingo, dia 16. Tomei um susto. E fiquei me perguntando o que aconteceu com o tempo. Outro dia mesmo a gente comemorou o fim do horário de verão – ganhamos uma hora. E o novo horário já vai começar de novo, subtraindo, uma vez mais, 60 minutos de nosso já minguado tempo. Digam o que quiserem, alguma coisa mudou: o tempo encolheu? As horas estão mais curtas? Acordo cedinho todos os dias. Assim, começo a minha labuta nas primeiras horas da manhã. Por mais esforço que faça, por mais que eu corra, falta sempre tempo para concluir alguma tarefa.
O horário de verão em si não me incomoda. Pra mim, que vicejo com a aurora e vou minguando à medida que a noite chega, quanto mais cedo começar o dia melhor. Mas muita gente se queixa de ter que atrasar os relógios em uma hora porque isso desorganiza a vida biológica delas. A coisa é séria. Tanto é que os médicos estão aconselhando a quem sente os efeitos da mudança de horário a começar a se preparar agora, dormindo um pouco mais cedo todos os dias. O período de adaptação dura de cinco a sete dias.
Começando no dia 16, o novo horário vai vigorar em 10 estados mais o Distrito Federal até fevereiro de 2017 – final do verão. Desde 1931 o Brasil adota esta medida como forma de economizar energia, já que os dias mais longos permitem o aproveitamento da luminosidade natural. Assim, evita-se que as termelétricas sejam acionadas, o que reduz o custo da geração de eletricidade. No ano passado, segundo dados oficiais, economizou-se R$ 162 milhões. Para este ano, a previsão é de uma economia de R$147,50 milhões.
De qualquer forma, independentemente se você gosta ou não gosta do horário de verão, prepare-se: nos próximos quatro meses, os dias amanhecerão mais cedo e vamos ter a sensação de que o tempo está passando ainda mais depressa. Socorro!
1 Comentários
Socorro, Maya! Pelo tempo que corre sem que tenhamos a menor noçao de como isto acontece e de como freá-lo, e pelo horario de verao. Nao acho graça nenhuma. Tento me acostumar.