fbpx

Meu Deus! O horário de verão está chegando outra vez

Por Maya Santana

Nos próximos quatro meses, até fevereiro de 2017, os dias amanhecerão mais cedo

Nos próximos quatro meses, até fevereiro de 2017, os dias amanhecerão mais cedo

Maya Santana

Esta manhã, li nos jornais que o horário de verão começa no próximo domingo, dia 16. Tomei um susto. E fiquei me perguntando o que aconteceu com o tempo. Outro dia mesmo a gente comemorou o fim do horário de verão – ganhamos uma hora. E o novo horário já vai começar de novo, subtraindo, uma vez mais, 60 minutos de nosso já minguado tempo. Digam o que quiserem, alguma coisa mudou: o tempo encolheu? As horas estão mais curtas? Acordo cedinho todos os dias. Assim, começo a minha labuta nas primeiras horas da manhã. Por mais esforço que faça, por mais que eu corra, falta sempre tempo para concluir alguma tarefa.

O horário de verão em si não me incomoda. Pra mim, que vicejo com a aurora e vou minguando à medida que a noite chega, quanto mais cedo começar o dia melhor. Mas muita gente se queixa de ter que atrasar os relógios em uma hora porque isso desorganiza a vida biológica delas. A coisa é séria. Tanto é que os médicos estão aconselhando a quem sente os efeitos da mudança de horário a começar a se preparar agora, dormindo um pouco mais cedo todos os dias. O período de adaptação dura de cinco a sete dias.

Começando no dia 16, o novo horário vai vigorar em 10 estados mais o Distrito Federal até fevereiro de 2017 – final do verão. Desde 1931 o Brasil adota esta medida como forma de economizar energia, já que os dias mais longos permitem o aproveitamento da luminosidade natural. Assim, evita-se que as termelétricas sejam acionadas, o que reduz o custo da geração de eletricidade. No ano passado, segundo dados oficiais, economizou-se R$ 162 milhões. Para este ano, a previsão é de uma economia de R$147,50 milhões.

De qualquer forma, independentemente se você gosta ou não gosta do horário de verão, prepare-se: nos próximos quatro meses, os dias amanhecerão mais cedo e vamos ter a sensação de que o tempo está passando ainda mais depressa. Socorro!

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

4 × 4 =

1 Comentários

Avatar
Lisa Santana 12 de outubro de 2016 - 09:26

Socorro, Maya! Pelo tempo que corre sem que tenhamos a menor noçao de como isto acontece e de como freá-lo, e pelo horario de verao. Nao acho graça nenhuma. Tento me acostumar.

Responder