fbpx

Moda e envelhecimento

Por Maya Santana

O mercado da moda pode ser elemento de capital importância para trazer visibilidade ao velho e uma nova representação social do envelhecimento

O mercado da moda pode ser elemento de capital importância para trazer visibilidade ao velho e uma nova representação social do envelhecimento

Celina Dias, Senhoras e Senhores

Os desfiles da São Paulo Fashion Week por si só provocam uma importante movimentação no mercado de moda brasileira. Em 2009, Ronaldo Fraga ofereceu motivos para que a agitação recrudescesse ao máximo. Ao invés de modelos jovens, altas e magérrimas, a coleção do estilista foi colocada na passarela vestida por crianças e velhos. Na ocasião Fraga foi aplaudido em pé e a palavra emocionante destacada por todos os presentes e, em seguida, por toda a imprensa na divulgação do evento.

Modelos da terceira idade e crianças alegraram a passarela de Ronaldo Fraga (Foto: Flavio Moraes/G1)

Modelos da terceira idade e crianças alegraram a passarela de Ronaldo Fraga, em 2009 (Foto: Flavio Moraes/G1)

Em um exercício para pensar do porquê da comoção ou em quê o gesto de Fraga foi inusitado nos leva à presença de crianças sim mas, principalmente, na presença de velhos na passarela. Velhos desfilando a moda de um grande estilista. Velhos protagonizando uma ação que costumamos conceber como território dos jovens. Sair desse formato foi a ousadia de Ronaldo Fraga!

Nas últimas décadas o modelo da juventude fornece o padrão para produção de roupas, cosméticos, acessórios em um mundo que valoriza a produção e a velocidade. Ainda que saibamos estar diante de um fenômeno irreversível – o acelerado envelhecimento populacional mundial – a contemporaneidade continua dominada pela cultura da juventude e impregnada pela discriminação contra o idoso.O imaginário social é repleto de mitos e estereótipos que percebem a velhice – e o processo de envelhecimento — apenas como período de perdas e carências.

O mercado da moda e da publicidade – pela força que confere na divulgação de imagens – pode ser elemento de capital importância para trazer visibilidade ao velho e uma nova representação social do envelhecimento.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





5 Comentários

Claudia Sampaio 6 de janeiro de 2016 - 20:45

Oi 50emais

Conquiste mais Clientes sem sujar a cidade com folhetos….

Faça divulgação inteligente, hipersegmentada só para sua cidade via

WhatsApp – SMS “torpedos” E-mail “sem Spam” ou no Facebook via postagens e curtidas nos murais de usuários só da sua cidade !!!

Aproveite, Promoção de Ano Novo com 50% de desconto

Fale conosco sem compromisso: (31) 3142.1317 – das 12:00 às 20:00 – [email protected]http://sejavisto.com.br

06/01/2016 20:45:24

Responder
bERNARDETE GARGANTINI 29 de setembro de 2015 - 00:11

Sou modelo de passarela da melhor idade.
Um sonho? Desfilar no SPFW para Ronaldo Fraga..

Responder
Angela Reis Ornellas 25 de setembro de 2015 - 22:26

Totalmente a favor !!!! Adoraria poder desfilar !!!!!

Responder
Angela Reis Ornellas 25 de setembro de 2015 - 22:24

Totalmente a favor!!!!! Adoraria poder desfilar !!!!!

Responder
Débora Alves da Silva Rezende 24 de setembro de 2015 - 13:25

Apóio!

Responder

Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais