Mariana Arnaut
No inicio de agosto, os anúncios da American Apparel apareceram com uma protagonista de 61 anos, e, há duas semanas atrás, a Lanvin escolhe não uma, mas duas modelos de faixa etária avançada, com 62 e 82 anos. Isabella Rossellini, agora com 60 anos, também foi a mais recente protagonista da campanha invernal da Bulgari.
Poder-se-iam apontar fatores demográficos, como o envelhecimento da população, ou apenas uma vontade de alterar-se os cânones dos rostos habitualmente (e cada vez mais) jovens das campanhas de Moda. Mas também se pode atribuir parte da culpa a uma subcultura/corrente/tendência que parece clamar “o estilo não tem idade”. Diz-se que um possível responsável de tal convulsão é o blog Advanced Style, criado por Ari Seth Cohen, em 2008.
Este blogue abraça a idade de braços abertos, promovendo o street style de cidadãos séniores. Com um livro lançado e um documentário em vista, o sucesso deste Sartorialist da terceira idade vem acrescentar provas do interesse cada vez maior pela faixa demográfica mais velha. De facto, Cohen ajudou Lanvin com os castings para a campanha.
“Notei definitivamente um aumento na visibilidade de modelos mais velhas desde que comecei o Advanced Style há quatro anos” afirma Cohen, numa entrevista online. Patty Sicular, uma manager que representa modelos mais velhos na agencia Trump Models, confirma: “Em 1987, quando comecei a trabalhar, as modelos mais velhas tinham 20 anos. Depois, uns anos a seguir, quando tínhamos pedidos para modelos de 30 anos, era uma festa. Seguidamente fomos tendo pedidos para modelos com 40 e 50 anos. Mas agora, o céu é o limite.” Fonte: Vogue
1 Comentários
Esse é o caminho,,,, a vida como ela é,,,, idade não é nada,,, ATITUDE É TUDO. BJO