fbpx

Morre a artista plástica Tomie Ohtake aos 101 anos

Por Maya Santana

[tribulant_slideshow gallery_id=”21″]
Imagens da artista e de alguns de seus trabalhos mais conhecidos

A artista plástica Tomie Ohtake morreu às 12h45 desta quinta-feira, em São Paulo, aos 101 anos. Segundo o portal G1, uma nota divulgada pela família informou que uma broncopneumonia provocou o choque séptico que matou a artista. Ela estava internada no Hospital Sírio-Libanês há 10 dias, por causa de uma pneumonia. Reagia bem ao tratamento e estava prestes a ter alta médica, mas na manhã de terça-feira engasgou com o café da manhã, teve uma broncoaspiração seguida de parada cardíaca. O velório vai ocorrer nesta sexta-feira das 8h às 14h, no Instituto Tomie Ohtake, na Zona Oeste de São Paulo, e será aberto ao público. O corpo vai ser cremado com cerimônia fechada para a família.

Nascida no Japão, a artista se naturalizou brasileira e se tornou uma das figuras mais importantes das artes plásticas no país. Há quatro meses, quando completou 101 anos ainda trabalhando, a jornalista Ana Maria Cavalcanti escreveu este artigo sobre esta mulher tão admirável.

Leia:

A pintora Tomie Otake já viveu um século inteirinho, um privilégio para poucos. Hoje completando 101 anos de vida, ela continua firme e forte fazendo o que mais gosta: pintar. Acorda cedo, come em horas certas, faz fisioterapia, anda de cadeira de rodas. É vaidosa – nunca deixa de pintar o cabelo de preto. As roupas que usa também são sempre pretas.

Aos 101 anos seu ritmo de trabalhou diminuiu, mas três vezes por semana, Tomie, passa o dia pintando em seu ateliê, construído nos jardins da casa, cheio de luz. “ É engraçado”, diz ela com seu sotaque japonês característico, “nunca senti a passagem dos anos.” Clique aqui para ler mais.

close

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todas as semanas

Prometemos que nunca enviaremos spam! Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais