Ícone do site 50emais

Mulheres de mais de 50 se unem e criam o grupo “Eram Moças”

O maior estudo sobre envelhecimento feito no mundo, que já dura 81 anos, diz que os bons relacionamentos mantêm as pessoas felizes e mais saudáveis. E seguindo essa filosofia, um grupo chamado Eram Moças, é exemplo de como envelhecer bem. Para elas, a idade é apenas um detalhe.

Elas trabalharam muitos anos, casaram, tiveram filhos, netos, e aí a aposentadoria chegou. Para não ficarem tristes dentro de casa, elas resolveram criar o grupo para viajar e fazer coisas diferentes. Mas o momento de união não é só para festas. Nos momentos tristes, todas estão juntas. Os encontros mensais servem para colocar o papo em dia e planejar as viagens. São 12 anos de convivência. O grupo também criou algumas regras: nas reuniões e encontros, não entra marido, nem filho, nem neto. O tempo e o espaço são só delas.

DICAS PARA ENVELHECER BEM
É preciso fazer a dissociação que cada idade precisa de um tipo de comportamento. Ao ficar mais velho, a pessoa não deve buscar se encaixar nas formas que já estão criadas. Essa ideia de que há um fim para a vida não serve.

O condicionamento mental, criado pela sociedade, não pode se tornar parte do idoso. Mulheres de 50, 60 anos não são mais consideradas pessoas velhas porque ainda estão muito ativas para todas as atividades, inclusive profissionais. Mas já se livraram de algumas coisas como os trabalhos relacionados à maternidade, os cuidados com os filhos, com as tarefas rotineiras.

Agora é possível utilizar o tempo para outras questões, é hora de investir em si mesmo, na sua própria vida. É preciso sim cuidar da saúde física e mental por causa do natural envelhecimento, mas não se pode deixar que o pensamento envelheça.

À medida que envelhecemos, os incômodos relacionados com a idade surgem, claro, mas para todo problema há uma solução. A vida sexual não é mais a mesma? Adapte-se. Mas não deixe o sexo morrer; a menopausa incomoda? Há tratamentos para atravessar essa fase e vencê-la. Vários tormentos vêm com a velhice? Na adolescência eles também existem e a gente resolve. É só uma questão de ponto de vista. Encare o avançar da idade como algo bom, que te traz mais liberdade naquele momento e não mais problemas.

Sair da versão mobile