fbpx

Mulheres estão vivendo mais: elas já se aproximam dos 90 anos

Por Maya Santana

os países que se destacam em termos de longevidade são Coréia do Sul, França, Espanha e Japão.

os países que se destacam em termos de longevidade são Coréia do Sul, França, Espanha e Japão.

Maya Santana, 50emais

Embora este artigo, publicado pelo portal Uai, não mencione o Brasil, a expectativa de vida aqui também deu um salto: entre 1940 e 2015, houve um aumento de 30 anos e passou de 45,5 para 75,5 anos. Mas ainda estamos bem atrás de países mais desenvolvidos. Segundo dados divulgados pelo IBGE em dezembro de 2015, o estado brasileiro com maior expectativa de vida é Santa Catarina (78,7 anos). No outro extremo, estão o Maranhão, com a menor expectativa de vida ao nascer para ambos os sexos (70,3 anos), Alagoas, com a menor esperança de vida para os homens (66,5 anos), e Roraima, com a menor para as mulheres (74 anos). No mundo, os países que se destacam nessa questão da longevidade são Coréia do Sul, França, Espanha e Japão.

Leia o artigo:

A expectativa de vida continuará crescendo nos países desenvolvidos e rondará os 90 anos entre as mulheres de países como Coreia do Sul, França e Espanha, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira.

“Há até pouco tempo, muitos cientistas pensavam que a expectativa de vida nunca superaria os 90 anos”, lembrou o professor Majid Ezzati, principal autor do estudo publicado na revista médica britânica The Lancet. Mas, depois de combinar 21 modelos matemáticos para prever a evolução da expectativa de vida em 35 países desenvolvidos, os pesquisadores chegaram à conclusão que as mulheres sul-coreanas podem superar os 90 anos até 2030.

A expectativa de vida de uma sul-coreana ao nascer em 2030 será de 90,8 anos, enquanto a das francesas será de 88,6 anos, das japonesas de 88,4 anos e das espanholas de 88,07 anos. A expectativa de vida entre os homens também avançará e a diferença em relação às mulheres (que são mais longevas) tenderá a diminuir em 2030, exceto no México, onde aumentará levemente, e em Chile, França e Grécia, onde os dois sexos avançarão de forma similar.

Os homens sul-coreanos também estarão na liderança da expectativa de vida (84,1 anos), à frente dos australianos e dos suíços (ambos com 84). A expectativa dos espanhóis será de 83,4.

Segundo as últimas estatísticas publicadas no ano passado pela Organização Mundial de Saúde, os três países com maior expectativa de vida em 2015 para as mulheres eram Japão (86,8 anos), Cingapura (86,1 anos) e Espanha (85,5 anos), e para os homens Suíça (81,3 anos), Islândia (81,2) e Austrália (80,9).

Os dados melhorarão claramente na Coreia do Sul, com uma alta da expectativa de vida de 6,6 anos entre as mulheres e de 7 entre os homens entre 2010 e 2030. Este país melhorou o acesso aos cuidados médicos, ao mesmo tempo em que promove uma alimentação saudável entre as crianças e adolescentes. Além disso, tem uma taxa de obesidade e de tabagismo entre as mulheres inferior à maioria dos países analisados, segundo os pesquisadores.

Outros países, como Eslovênia, também avançarão (+4,7 anos entre as mulheres, +6,4 anos entre os homens) no mesmo período. Clique aqui para ler mais.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

dezoito − 8 =

3 Comentários

Avatar
Thata 18 de julho de 2017 - 10:21

As pessoas estão com uma consciência muito mais voltada para a saúde e o bem estar, em especial as mulheres. Graças a Deus estamos nos cuidando muito mais em relação a tempos atrás.
As mulheres estão muito mais fortes, vaidosas, espertas e saudáveis!!!!
Viva as mulheres!

Responder
Avatar
Fernanda 23 de fevereiro de 2017 - 10:57

Acredito que a ciência tem muito a ver com isso. Muitas curas de doenças foram descobertas e as pessoas estão se cuidando mais. Muito legal esse texto!

Beijinhos

Responder
Mulheres estão vivendo mais: elas já se aproximam dos 90 anos | JETSS – SITES & BLOGS 23 de fevereiro de 2017 - 06:46

[…] post Mulheres estão vivendo mais: elas já se aproximam dos 90 anos apareceu primeiro em 50 e […]

Responder