fbpx

Não está na hora de você repensar sua carreira?

Por Maya Santana

Decisões sobre carreira costumam não ser simples

Decisões sobre carreira costumam não ser simples

Juliana Andrade*

As decisões sobre carreira nem sempre são simples. Muitas vezes, elas não são nem mesmo planejadas, embora interfira sobremaneira em nossa vida. Teoricamente, de forma bem simples, existem duas naturezas de decisões: as programadas e não programadas. As programadas são mais fáceis de serem tomadas, pois estão relacionadas àquelas ligadas à nossa rotina. Por exemplo, decidir que horas ir para o trabalho, decidir as prioridades do dia…

As decisões não programadas, ou não rotineiras, são aquelas que exigem de nós envolvimento, que requerem embasamento para serem tomadas. As decisões relacionadas à carreira estão dentro dessa seara. Uma proposta irrecusável, um novo ciclo de vida, como a chegada da maternidade ou da aposentadoria, por exemplo, ou simplesmente a vontade de fazer algo diferente, mais conectado com seus propósitos. O que fazer? Como devo encaminhar minha vida? Do que eu gosto? Quais são meus objetivos?

Para tomar esse tipo de decisão, algumas reflexões são importantes e devem ser registradas como forma de lhe ajudar de antemão:

1) Resgate toda a sua história de vida e de carreira. Escreva, coloque no papel. Tente relembrar tudo o que você já fez, tudo o que você construiu. Resgate na sua história o que você gosta, o que te dá prazer em fazer e o que você se sente competente em fazer.

2) Reflita também sobre o que você não gosta, tudo o que você faz por obrigação, tudo o que não te agrega conhecimentos. Registre também.

3) Dê um tempo de suas anotações e retome-as. Veja se está tudo lá.

4) Reflita sobre o seu desejo de aprender. O que você nunca fez e que queria ter feito, tinha curiosidade e não teve tempo/dinheiro. Escreva, registre sem censura.

A partir dessas reflexões/anotações, você já tem em mãos um balanço de sua trajetória e uma inspiração para os próximos passos. Mãos à obra?

* Rede Aptta

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

três × dois =