fbpx

Newsweek sai pela última vez em versão impressa

Por Maya Santana

Capa da histórica edição, já está nas bancas

É realmente um sinal dos tempos: após 79 anos, a Newsweek sai de circulação. Como outras publicações em papel no mundo inteiro, a revista americana entrou em crise por causa da queda na receita com anúncios. A saída foi “migrar” para a internet. A partir de 2013, ela será apenas online. Aqui no Brasil, a primeira vítima desta tendência, já há alguns anos, foi o Jornal do Brasil. Há rumores de que o importante jornal britânico The Guardian também trocará o papel pela internet. E o New York Times anunciou sua intenção de abrir uma edição brasileira online para tentar reduzir as perdas com a redução da circulação nos Estados Unidos. Mas, neste momento, o grande assunto é o fim da Newsweek de papel. Leia o artigo de O Globo:

“A revista “Newsweek” publicou esta semana sua última edição em papel, com data de 31 de dezembro de 2012, depois de quase 80 anos de publicação semanal. A partir de agora, a revista só existirá no formato digital, on-line. É a primeira revista de grande circulação a deixar a mídia tradicional de papel, segundo o “Wall Street Journal”.

Na capa da revista, que começou a circular na véspera de Natal, está uma foto de seu velho escritório em Manhattan com o hashtag #lastprintissue (#último número impresso) por cima. A direção da revista avisara em outubro que iria se tornar só digital, tornando-se parte do site de notícias e comentários The Daily Beast, que também é chefiado por sua editora Tina Brown.

A migração da “Newsweek para o ciberspaço demonstra como a mídia impressa tradicional (especialmente a internacional) tem sofrido com a crescente preferência de leitores e anunciantes pelo mundo on-line, cada vez mais ubíquo nas vidas cotidianas, ainda mais com a mobilidade de smartphones e tablets. Há sete anos a circulação da publicação vem minguando, caindo de 1,5 milhão de exemplares semanais para 750 mil, enquanto a publicidade caiu 80%. As perdas anuais chegaram a US$ 40 milhões.

As assinaturas da versão digital da revista, que se chamará Newsweek Global, custarão US$ 4,99 por edição, ou US$ 24,99 por ano. O preço unitário é o mesmo da versão impressa que se encerra. Mas a Newsweek Global terá a ajuda do Daily Beast — que é gratuito — para se promover. A audiência do site cresceu 36% no ano passado, segundo a comScore, chegando a 5 milhões de visitantes únicos mensais.” Continua em www.oglobo.com.br

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

onze − onze =