fbpx

Nova Thatcher? Quem é Theresa May, a 1ª ministra do Reino Unido

Por Maya Santana

Theresa May. 59, ocupava até agora o cargo de Ministra do Interior

Theresa May. 59, até agora Ministra do Interior, assume o cargo nesta quarta

Foram necessários 26 anos, desde a queda de Margareth Thatcher, em 1990, para que surgisse uma nova mulher no cargo mais alto do Reino Unido – Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia e País de Gales) e Irlanda do Norte.Do Partido Conservador, Teresa May, que dentro de três meses completará 60 anos, vai substituir a partir desta quarta-feira, 13 de julho, o primeiro-ministro David Cameron. Ele renunciou ao cargo depois que o Reino Unido votou pela saída da União Européia, no início do mês. Como Thatcher, conhecida como Dama de Ferro, Teresa May vem de uma família de classe média baixa e é considerada uma mulher firme. Casada, sem filhos, ela fez campanha pela permanência do país na UE. Mas disse que vai respeitar o resultado do referendo.

Leia o artigo da BBC Brasil:

A corrida para substituir o primeiro-ministro britânico David Cameron ganhou uma reviravolta nesta segunda com a desistência da ministra da Energia, Andrea Leadsom. Diante disso, a ministra do Interior, Theresa May, se tornará a primeira mulher a assumir o cargo em 25 anos – ou seja, desde o fim da era Margaret Thatcher.Assim

Segundo anunciado por Cameron, May assumirá o posto na quarta à noite. O premiê comunicou que renunciaria ao cargo logo após o resultado do plesbicito que definiu a saída do Reino Unido da União Europeia.

May havia sido uma das escolhidas na semana passada pelos parlamentares do Partido Conservador para concorrer à votação que definiria o novo líder da sigla e, consequentemente, primeiro-ministro.

Em pronunciamento diante do Parlamento, ela disse estar “honrada” com sua escolha para o posto e prometeu construir um país melhor e fazer do Brexit um “sucesso”.

Vida e trajetória política

Assim como Thatcher, Theresa May vem de uma família de classe média-baixa.

Filha de um vigário, nasceu em Sussex (sul da Inglaterra) e foi criada em Oxfordshire, no sudeste do país. Suas duas avós trabalharam como domésticas.

Após frequentar escolas públicas, estudou Geografia na universidade, onde conheceu seu marido Philip, com quem é casada até hoje. Os dois não têm filhos.

Antes de iniciar sua vida política, trabalhou no Banco da Inglaterra. Clique aqui para ler mais.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

quatro × cinco =