Nova Thatcher? Quem é Theresa May, a 1ª ministra do Reino Unido

Por Maya Santana
Theresa May. 59, ocupava até agora o cargo de Ministra do Interior

Theresa May. 59, até agora Ministra do Interior, assume o cargo nesta quarta

Foram necessários 26 anos, desde a queda de Margareth Thatcher, em 1990, para que surgisse uma nova mulher no cargo mais alto do Reino Unido – Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia e País de Gales) e Irlanda do Norte.Do Partido Conservador, Teresa May, que dentro de três meses completará 60 anos, vai substituir a partir desta quarta-feira, 13 de julho, o primeiro-ministro David Cameron. Ele renunciou ao cargo depois que o Reino Unido votou pela saída da União Européia, no início do mês. Como Thatcher, conhecida como Dama de Ferro, Teresa May vem de uma família de classe média baixa e é considerada uma mulher firme. Casada, sem filhos, ela fez campanha pela permanência do país na UE. Mas disse que vai respeitar o resultado do referendo.

Leia o artigo da BBC Brasil:

A corrida para substituir o primeiro-ministro britânico David Cameron ganhou uma reviravolta nesta segunda com a desistência da ministra da Energia, Andrea Leadsom. Diante disso, a ministra do Interior, Theresa May, se tornará a primeira mulher a assumir o cargo em 25 anos – ou seja, desde o fim da era Margaret Thatcher.Assim

Segundo anunciado por Cameron, May assumirá o posto na quarta à noite. O premiê comunicou que renunciaria ao cargo logo após o resultado do plesbicito que definiu a saída do Reino Unido da União Europeia.

May havia sido uma das escolhidas na semana passada pelos parlamentares do Partido Conservador para concorrer à votação que definiria o novo líder da sigla e, consequentemente, primeiro-ministro.

Em pronunciamento diante do Parlamento, ela disse estar “honrada” com sua escolha para o posto e prometeu construir um país melhor e fazer do Brexit um “sucesso”.

Vida e trajetória política

Assim como Thatcher, Theresa May vem de uma família de classe média-baixa.

Filha de um vigário, nasceu em Sussex (sul da Inglaterra) e foi criada em Oxfordshire, no sudeste do país. Suas duas avós trabalharam como domésticas.

Após frequentar escolas públicas, estudou Geografia na universidade, onde conheceu seu marido Philip, com quem é casada até hoje. Os dois não têm filhos.

Antes de iniciar sua vida política, trabalhou no Banco da Inglaterra. Clique aqui para ler mais.


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais