
Theresa May. 59, até agora Ministra do Interior, assume o cargo nesta quarta
Foram necessários 26 anos, desde a queda de Margareth Thatcher, em 1990, para que surgisse uma nova mulher no cargo mais alto do Reino Unido – Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia e País de Gales) e Irlanda do Norte.Do Partido Conservador, Teresa May, que dentro de três meses completará 60 anos, vai substituir a partir desta quarta-feira, 13 de julho, o primeiro-ministro David Cameron. Ele renunciou ao cargo depois que o Reino Unido votou pela saída da União Européia, no início do mês. Como Thatcher, conhecida como Dama de Ferro, Teresa May vem de uma família de classe média baixa e é considerada uma mulher firme. Casada, sem filhos, ela fez campanha pela permanência do país na UE. Mas disse que vai respeitar o resultado do referendo.
Leia o artigo da BBC Brasil:
A corrida para substituir o primeiro-ministro britânico David Cameron ganhou uma reviravolta nesta segunda com a desistência da ministra da Energia, Andrea Leadsom. Diante disso, a ministra do Interior, Theresa May, se tornará a primeira mulher a assumir o cargo em 25 anos – ou seja, desde o fim da era Margaret Thatcher.Assim
Segundo anunciado por Cameron, May assumirá o posto na quarta à noite. O premiê comunicou que renunciaria ao cargo logo após o resultado do plesbicito que definiu a saída do Reino Unido da União Europeia.
May havia sido uma das escolhidas na semana passada pelos parlamentares do Partido Conservador para concorrer à votação que definiria o novo líder da sigla e, consequentemente, primeiro-ministro.
Em pronunciamento diante do Parlamento, ela disse estar “honrada” com sua escolha para o posto e prometeu construir um país melhor e fazer do Brexit um “sucesso”.
Vida e trajetória política
Assim como Thatcher, Theresa May vem de uma família de classe média-baixa.
Filha de um vigário, nasceu em Sussex (sul da Inglaterra) e foi criada em Oxfordshire, no sudeste do país. Suas duas avós trabalharam como domésticas.
Após frequentar escolas públicas, estudou Geografia na universidade, onde conheceu seu marido Philip, com quem é casada até hoje. Os dois não têm filhos.
Antes de iniciar sua vida política, trabalhou no Banco da Inglaterra. Clique aqui para ler mais.