fbpx

Nove lições que ajudam a chegar bem aos mais de 100 anos

Por Maya Santana

São quatro os lugares no planeta onde a população chega bem aos 100 anos

São 4 os lugares no planeta onde a população chega bem aos 100 anos

Já falei destes quatro lugares fascinantes onde as pessoas chegam muito bem aos 100 anos de idade, devido ao tipo de vida que levam, à alimentação e a outros costumes. Nesse artigo, publicado pelo Zero Hora, você vai saber com mais detalhes por que exatamente eles vivem mais do que moradores de outras partes do mundo. Um dos segredos, segundo Marina Maria Cabral, doutora em Gerontologia Biomédica e estudiosa das zonas azuis, é movimentar-se. É preciso “manter-se em movimento constante”, afirma ela.

Leia o artigo:

Há quatro cidades em que a qualidade de vida de quem passou dos cem anos é um exemplo para todo o mundo. Nesses lugares, não basta ter vivido um século, é preciso chegar aos cem com uma vida normal, sem restrições e com autonomia. Loma Linda, nos EUA; Nicoya, na Costa Rica; Sardenha, na Itália; e Okinawa, no Japão, são conhecidas como “as zonas azuis” e são alvos de inúmeras pesquisas sobre o comportamento da população que tem a melhor qualidade de vida do mundo.

Estas gêmeas estão com 101 anos

Estas gêmeas estão com 101 anos

– Essas cidades ensinam algumas lições que todas as pessoas, independente de onde elas vivem, podem seguir. Muitas vezes, podemos reverter os danos que causamos a nós mesmos quando jovens. Maturidade é isso, longevidade é consequência – diz Marina Maria Cabral, doutora em Gerontologia Biomédica que, no Brasil, estuda as zonas azuis.

Nessas cidades, as pessoas com mais de cem anos parecem ter 70. Elas têm hábitos que, certamente, são “culpados” por essa vida melhor. A pesquisadora listou as nove lições que as pessoas que vivem nas zonas azuis seguem para envelhecer melhor:

1. Mantenha-se em movimento
Com o tempo, o metabolismo do nosso corpo entra em processo de declínio. Aos 20 anos, o metabolismo vive o ápice do seu funcionamento. Por isso, geralmente é mais fácil emagrecer quando jovem do que mais tarde. O metabolismo é um processo do nosso corpo para transformar as substâncias que consumimos em energia. Então, usamos essa energia para realizar todas as nossas tarefas, desde bombear sangue para o coração até fazer um exercício. Quando o metabolismo fica mais lento, o organismo tende a acumular mais gordura. O resultado é o aumento de peso.

– O segredo é se manter em movimento constante. A idade não pode ser um motivo para deixar de ir à fruteira, levar o cachorro para passear, ir a pé até o parque – revela Cabral.

2. Saiba seu propósito
A vida tem que ter graça sempre. Portanto, ter tarefas essenciais diariamente para cumprir.

– Trabalhos voluntários, cuidar das plantas, visitar parentes, almoçar com os amigos e familiares, preparar a comida são propósitos de vida. Clique aqui para ler mais.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

14 − doze =

1 Comentários

Avatar
Anã Márcia 2 de setembro de 2015 - 06:54

Muito bom!

Responder