Novos cinquentões, novos comportamentos

Por Maya Santana
George Clooney, 54 anos,     com seu charme habitual

George Clooney, 54 anos, com seu charme habitual

Em novembro, o vocalista do Red Hot Chilli Peppers, Anthony Kiedis, celebrou 50 anos. Antes dele, já haviam entrado para o clube, em 2012, os atores Tom Cruise e Marcello Novaes e a cantora Paula Toller. Ao lado de outras celebridades, como Maddona, George Clooney, Fátima Bernardes, Maitê Proença e Bono Vox, são a face famosa de uma geração que vem redefinindo padrões de comportamento para quem já viveu meio século de vida – ou “o primeiro meio século”, como gostam de ressaltar.

A atriz e escritora Maetê Proença completa 55 anos no próximo dia 23

A atriz e escritora Maetê Proença completa 55 anos no próximo dia 23

Mas a tendência de postergar a aproximação com a Terceira Idade não é algo restrito ao universo dos artistas e aparece como uma consequência natural do aumento da expectativa de vida e a perspectiva de uma vida mais longeva. “Há uma readequação favorável da linha do tempo, e isso tem despertado nas pessoas em torno dos 50 anos de saber se reconhecer de uma forma bacana e também ser reconhecido por isso”, afirma Fernando Piccinini Jr, vice-presidente de Criação da Rino Com.

O ator Tom Cruise fez 50 anos em julho passado

O ator Tom Cruise fez 50 anos em julho passado

A agência, que completou cinco décadas em 2012, realizou um estudo para entender os anseios e as perspectivas dos novos cinquentões – alcunha a qual, sem surpresa, descobriu-se não ser muito cara aos participantes, que a Rino Com preferiu chamar de “fifties”. A pesquisa foi feita pelo Club de Pesquisa, instituto dirigido por Regina Sales e Emira Nicolas Kezh.

A cantora Madonna, do signo de leão,  chegou aos 54 em agosto

A cantora Madonna chegou aos 54 em agosto

Foram 230 entrevistas com homens (44%) e mulheres (56%) de 47 a 53 anos, das classes A, B e C. Uma pesquisa mais detalhada foi aplicada em trinta destes. Fecham a conta as 927 intervenções recebidas via Internet e as entrevistas online com 50 profissionais da área de comunicação.

Fátima Bernardes entrou para o clube das cinquentonas em 2012

Fátima Bernardes tornou-se cinquentona em 2012

Quase metade dos entrevistados (43%) pela Rino Com declarou estar vivendo a melhor época de sua vida. Como contraponto, apenas 5% disseram que os cinquenta anos representam o começo da velhice. Clique aqui para continuar a ler.


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais