Número de idosos no Brasil quadruplicará até 2060

Por Maya Santana
Os brasileiros com mais de 60 anos serão mais de 55 milhões, em 2060

Os brasileiros com mais de 65 anos serão quase 60 milhões, em 2060

O IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgou nesta quinta-feira números que só comprovam o envelhecimento acelerado da população brasileira: em menos de 50 anos os brasileiros com mais de 65 anos serão 58,4 milhões. E aí o IBGE não está contando as pessoas entre 60 e 65 anos, uma faixa que também é considerada idosa. A gente tem a dimensão dos números quando pensa que a população brasileira está em torno de 200 milhões de habitantes. Esse envelhecimento é um fenômeno que não diz respeito apenas ao Brasil. O mundo está envelhecendo. No nosso caso impressiona porque sempre cultivamos a imagem de um país jovem. Não é mais, como mostra este artigo da BBC Brasil:

Amparado pela maior expectativa de vida, o número de brasileiros acima de 65 anos deve praticamente quadruplicar até 2060, confirmando a tendência de envelhecimento acelerado da população já apontada por demógrafos. A estimativa faz parte de uma série de projeções populacionais baseada no Censo de 2010 divulgadas nesta quinta-feira pelo IBGE. Segundo o órgão, a população com essa faixa etária deve passar de 14,9 milhões (7,4% do total), em 2013, para 58,4 milhões (26,7% do total), em 2060. No período, a expectativa média de vida do brasileiro deve aumentar dos atuais 75 anos para 81 anos.

De acordo com o IBGE, as mulheres continuarão vivendo mais do que os homens. Em 2060, a expectativa de vida delas será de 84,4 anos, contra 78,03 dos homens. Hoje, elas vivem, em média, até os 78,5 anos, enquanto eles, até os 71,5 anos. Com a mudança da estrutura etária brasileira, resultado da redução do número de jovens e do aumento da população idosa, o Brasil deve passar por profundas transformações socioeconômicas. Clique aqui para ler mais.


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais