fbpx

O Amante da Rainha, um filme que recomendo

Por Maya Santana

Filme conta história da paixão da rainha pelo médico particular do rei

Filme mostra a paixão da rainha pelo médico particular do rei

Ana Maria Cavalcanti

O Amante da Rainha,  que acaba de estrear nos cinemas brasileiros , conta  a história de um triângulo amoroso que causou o maior escândalo na corte  do rei da Dinamarca, Christian VII, no século 18, envolvendo a mulher dele e o seu médico particular. Sexo apaixonado, os bastidores da política, loucura e traições, são os ingredientes deste filme, ganhador de dois prêmios no Festival de Berlim e candidato ao Oscar.

O rei era “louco”. Na verdade, quem dava as ordens era um Conselho muito conservador. O  soberano só assinava os papéis e decretos. Em 1767,  isso começa a mudar quando  o dr. Johann Struensee  é escolhido  médico particular do rei. Torna-se também seu amigo e consultor político. A rainha Caroline Mathilda se encanta  com o médico e tornam-se amantes apaixonados. É um filme de amor, mas também político, mostrando como vivia a sociedade dinamarquesa no século 18 : uma monarquia luxuosa convivendo com um povo esfomeado.

Uma história de amor com três personagens

Uma história de amor com três personagens

O rei, o médico e a rainha defendiam os mesmos ideais do Iluminismo, proibido na Dinamarca , que pregava ser o  homem  o centro da terra e não Deus; liberdade  de expressão e religiosa; abolição da escravatura e da tortura.

Os nobres não gostaram das idéias do médico e nem do poder que ele exercia sobre o rei. As conspirações e traições contra o médico e a rainha têm um fim trágico. Mas as ideias que defendiam, não. Hoje, passados 245 anos deste episódio, fica claro que as idéias dos Iluministas nortearam os caminhos da Dinamarca. É o  país  com o maior nível de igualdade e riqueza no mundo e também considerado o país menos corrupto do mundo.

O filme retrata um pouco da história da Dinamarca

O filme retrata um pouco da história da Dinamarca

O filme tem a direção do respeitado dinamarquês Nicolaj Arcel e é  uma ótima oportunidade para se conhecer um pouco da história deste pequeno e admirável país da Europa. Continua aqui http://migre.me/de7Q9

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

dois + 16 =