fbpx

O café e a longevidade por Dráuzio Varella

Por Maya Santana

Amante de café, Dráuzio Varella comemorou o resultado do estudo

Dráuzio Varella

Para responder se quem toma café vive menos tempo, um grupo americano dos NIH (Institutos Nacionais de Saúde) acaba de publicar o estudo mais completo sobre o tema.

Por meio de um questionário, foram incluídos na pesquisa 229.119 homens e 173.141 mulheres saudáveis de ambos os sexos, com idades entre 50 e 71 anos. A avaliação inicial compreendia 124 itens relacionados com o estilo de vida e a dieta: consumo de vegetais, frutas, gordura saturada, carne vermelha ou branca e o total de calorias ingeridas.

Dos participantes, 79% tomavam café de coador, 19% café instantâneo, 1% expresso e 1% não especificou o modo de preparo. De acordo com o número de xícaras tomadas diariamente, o grupo foi dividido em 10 categorias.

A bebida ajuda a proteger o organismo de doenças como diabetes

Comparados com os que não tomavam café, entre os consumidores havia mais fumantes, mais gente que tomava três drinques ou mais por dia e ingeria quantidades maiores de carne vermelha. Também tendiam a apresentar nível educacional mais baixo, a praticar menos exercícios extenuantes e a comer menos frutas, vegetais e carne branca. Por outro lado, havia menos casos de diabetes entre eles.

Durante os 14 anos de seguimento dessa população foram a óbito 33.731 homens e 18.784 mulheres. De início, os dados pareciam mostrar que o consumo de café estaria associado ao aumento da mortalidade. Depois de eliminar fatores como cigarro (especialmente), sedentarismo e obesidade, entretanto, ficou claro haver uma relação inversa: quanto mais café menor o número de mortes.

Além de diminuir a mortalidade geral, tomar café reduziu a mortalidade por diabetes, doenças cardiorrespiratórias, derrames cerebrais, ferimentos, acidentes e infecções. As mortes por câncer não foram afetadas. Trecho do texto “Café e Longevidade”. Leia a íntegra em www.drauziovarela.com.br

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário

3 Comentários

Avatar
magda cristina borges 25 de julho de 2014 - 15:53

Ótimo adoro café……

Responder
Avatar
jose carlos santana 24 de outubro de 2012 - 19:42

ainda bem, né??? Sem café nossa vida seria bastante sem graça.

Responder
Avatar
monica minelli 22 de outubro de 2012 - 18:49

Eba, vou continuar com meus cafezinhos. bjo

Responder