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O caminho para viver mais

Por Maya Santana

Maria José de Paoli faz exercícios com regularidade

Maria José de Paoli,89, faz exercícios com regularidade

Quem sabe os sedentários se inspirem lendo este artigo de Cristina Grillo e Lívia Cunto Salles para a revista Época. Um estudo que acompanhou 630 mil homens e mulheres com mais de 40 anos mostra o quanto é fundamental fazer exercícios físicos para viver mais e melhor. Mesmo que seja apenas 15 minutos por dia, a prática de exercícios já mostra seus benefícios. E, para quem já passou dos 65, a atividade física traz outra vantagem: a redução do declínio das faculdades mentais.

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Maria José de Paoli é uma malhadora convicta. Vai no mínimo três vezes por semana a uma academia perto de sua casa, em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e passa, em média, duas horas entre a sala de musculação, a piscina e a bicicleta ergométrica. Nem todo o tempo, ela confessa, é gasto em exercícios. Há os momentos de bate-papo com os amigos. “Venho não só para me exercitar, mas também para me distrair. Academia não tem gente triste, só gente bonita e feliz. Isso alegra a minha vida”, diz Maria José, de 89 anos, que há duas décadas mantém uma rotina de exercícios. A veterana de malhação, assim como outros adeptos desse tipo de rotina, já sabe o “porquê” – praticar atividade física regularmente serve para tornar a vida mais longa e agradável. Agora, dois estudos coordenados por pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos dimensionaram “quanto”. Eles revelam em que medida exercícios podem aumentar a expectativa de vida e nos tornar mais saudáveis.

Os efeitos ocorrem mesmo com práticas em doses mínimas, como 15 minutos diários de caminhada em ritmo leve. Durante 14 anos, a prática de atividades físicas de 630 mil homens e mulheres com mais de 40 anos foi acompanhada por especialistas. Aqueles que se exercitavam, mesmo se abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), aumentavam sua expectativa de vida em 1,8 ano na comparação com os totalmente sedentários. Os mais dedicados, que conseguiam praticar pouco mais de uma hora de atividades físicas diariamente, ganharam mais 4,5 anos em suas vidas. Para aqueles com mais de 65 anos, segundo a OMS, a prática constante de atividades físicas traz um adicional: a redução do declínio das faculdades mentais.

Ângelo Sertã, 50, retomou os exercícios depois de sofrer um pico de pressão

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A OMS aconselha que se gastem no mínimo 150 minutos em atividades físicas de intensidade moderada ou 75 minutos de atividade intensa a cada semana – nada que exija muito esforço, mesmo dos mais preguiçosos. “O resultado pode convencer pessoas inativas que até atividades físicas modestas trazem benefícios à saúde, mesmo que não resultem em perda de peso”, afirmam os pesquisadores da Divisão de Epidemiologia e Genética do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, responsáveis pelo trabalho.

Apesar dos benefícios, o exercício não faz parte da vida da maioria dos brasileiros idosos, uma população que, na estimativa do IBGE, dobrará nos próximos 20 anos, saltando de 24 milhões (12% da população) para 47 milhões (21%). Apenas 22% dos brasileiros com mais de 65 anos praticam a quantidade ideal de exercícios por semana, de acordo com uma pesquisa do Ministério da Saúde. Aos 89 anos, Maria José prova quanto a prática contínua de exercícios é importante para o envelhecimento saudável. “Desde nova jogava tênis, fazia ginástica, corria”, diz, enquanto sobe com facilidade as escadas da academia onde se matriculou há oito anos para aulas de hidroginástica. A piscina fica no 1º andar e a sala de aparelhos no 2º. “Minha neta me incentivou a fazer musculação, mas eu pensava na escada e desanimava. Um dia resolvi enfrentar a subida ao 2º andar e não parei mais”, afirma. O fortalecimento muscular e os treinamentos de equilíbrio e coordenação dão segurança à aposentada, que mantém autonomia rara para alguém de sua faixa etária. Além de atividades rotineiras como ir ao supermercado e pagar as contas, Maria José vai ao teatro, viaja sozinha para visitar os filhos e participa de excursões internacionais. “Minha vida é muito ativa graças aos exercícios”, diz. Clique aqui para ler mais.

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1 Comentários

regina sales 23 de setembro de 2015 - 20:06

Perfeito…precisava ler isso para recomeçar.

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