O cinquentenário do mais popular dos calendários

Por Maya Santana
Betty Prado foi a primeira brasileira a sair no calendário da Pirelli. Foto: 1986

Betty Prado foi a primeira brasileira a sair no calendário da Pirelli. Foto: 1986

O calendário da famosa marca de pneus italiana Pirelli completa 50 anos. A edição 2014 do calendário traz novas fotos, recuperadas do vídeo inédito filmado em 1986 de Helmut Newton e nunca publicado. A Fundação Pirelli conseguiu reconstruir o vídeo que permitiu a publicação de 12 fotos em branco e preto tiradas há 30 anos entre as localidades de Chianti e Montecarlo, na Itália, mostrando, inclusive, a primeira brasileira a sair no calendário: Betty Prado.

A modelo italiana Antonia Dell’Atte foi outra das fotografadas por Newton

A modelo italiana Antonia Dell’Atte foi outra das fotografadas por Helmut Newton

Leia o artigo de Lilian Pacce para o Estadão:

Criar uma edição comemorativa de 50 anos do calendário mais pop do mundo não era tarefa fácil. Imagine os executivos e criativos da italiana Pirelli – marca dos pneus da Fórmula 1 – sentados na sala de reunião para decidir o grande feito. Afinal a data merecia cuidados extras e manter a curiosidade sobre o próximo ano é um desafio no qual a empresa tem se saído muito bem desde 1964, quando se aventurou no mundo das sensuais folhinhas de borracharia pela primeira vez com imagens clicadas por Bob Freeman – mais conhecido como o retratista dos Beatles.

Num misto de inspiração divina com um perfume de mea culpa, a Pirelli acabou tirando do fundo da gaveta um calendário encomendado, mas jamais publicado, que é (e era) a cara da marca: fotos feitas pelo grande Helmut Newton (1920-2004) em 1985, em Mônaco, durante o Grande Prêmio, e na Toscana, na Itália, com três modelos: Antonia Dell’Atte, Susie Bick e Betty Prado.

A modelo inglesa Susie Bick

A modelo inglesa Susie Bick

E mais: os dias da semana de 1986 coincidem exatamente com os de 2014. Tudo isso trouxe ao lançamento do calendário em Milão, na semana passada, uma dose extra de magia e emoção, criando um verdadeiro buzz na festa comandada pelo ator Kevin Spacey, como se fosse a noite do Oscar.

Para os brasileiros, emoção extra-extra. Betty foi a primeira brasileira a fotografar para o calendário, que depois passou a ter sempre, quase que religiosamente, uma brasileira em suas páginas: de Gisele Zelauy a Gisele Bündchen, passando pela recordista Isabeli Fontana, que participou de seis edições (e também está nas fotos especiais da comemoração desses 50 anos feitas por Peter Lindbergh e Patrick Demarchelier, em Nova York). Clique aqui para ler mais.


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais