O que firmas buscam nos profissionais acima de 60

Por Maya Santana
Empresas perceberam que é um bom negócio empregar pessoas mais velhas

Empresas perceberam que é um bom negócio empregar pessoas mais velhas

Com o envelhecimento da população brasileira, o mercado de trabalho para pessoas mais velhas só cresce. Muitas empresas, inclusive, estão preferindo contratar esse tipo de mão de obra. Nesse artigo publicado pelo Zero Hora, você vai saber o que as empresas estão procurando no profissional mais idoso.

Leia:

Aposentadoria e cuidar dos netos não é mais o plano principal dos brasileiros com mais de 60 anos. O público acima dessa idade representa hoje 13% do total da população brasileira e esse número continua subindo. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2025, serão cerca de 30 milhões de idosos no país. Com a expectativa de vida crescendo, o tempo no mercado de trabalho também está aumentando.

– As empresas perceberam que empregar idosos é um bom negócio, porque são pessoas produtivas, com mais responsabilidade e disponibilidade. Além disso, dispõem de uma mão de obra mais qualificada e de um amplo conhecimento técnico” – aponta Carlos Elias, advogado do Centro Nacional de Apoio ao Aposentado e Trabalhador (Cenaat).

Índice de idosos que trabalham no Brasil atinge 27%, diz IBGE

Para a professora de Recursos Humanos, Isamara Allegretti, esse grupo é visado pelas empresas porque tem habilidade social que muitos jovens ainda não desenvolveram.

– Os mais velhos tem postura mais profissional e são mais maduros para trabalhar com pessoas de diferentes gerações” –, disse.

Veja três dicas para quem quer voltar ao mercado de trabalho e já passou dos 60:

1. Conhecer o mercado
– Não basta querer voltar a trabalhar. É preciso conhecer a área na qual se quer atuar. Por exemplo, quem segue na área de educação precisa compreender que o mercado está voltado para o ensino à distância –, explica Allegretti. Clique aqui para ler mais.


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





1 Comentários

su 26 de novembro de 2014 - 13:37

Parabéns às empresas às estão tomando essas iniciativas. Nada substitui um profissional experiente e responsável. Existem coisas que só a maturidade profissional traz.

Responder

Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais