fbpx

O segredo da juventude quase eterna: photoshop

Por Maya Santana

[tribulant_slideshow gallery_id=”8″]

Muitos artistas e pessoas conhecidas do pública já começam a incomodar com a mídia que insiste em submeter todas as fotos, sobretudo de homens e mulheres bonitos, ao photoshop, aquele dispositivo da internet que permite alterar completamente uma imagem, para melhor ou para pior. Somem as rugas, as marcas do tempo e tudo que revele a verdadeira idade do fotografado. É disso que fala este artigo do El País.

Leia:

Não importa que o mundo da moda se renda paulatinamente às curvas. Ou que recentemente o emblemático almanaque Pirelli tenha incluído entre suas modelos uma mulher com medidas grandes, ou que a fabricante de lingerie Aerie tenha aumentado em 9% suas vendas graças a uma campanha baseada na valorização da beleza real e sem retoques. O desejo de parecer mais jovem e magra continua pesando mais na balança.

“Nas últimas duas décadas o enredo das revistas de moda e da publicidade é a criação de estereótipos da mulher perfeita. Atingi-la se transformou numa obsessão que gera insegurança”, diz o sociólogo especializado em moda Pedro Mansilla. É exatamente isso que faz do software uma ferramenta que “salva” as celebridades de sofrer um constrangimento capaz de manchar sua reputação de beleza absoluta.

Para Mansilla, o principal problema do abuso do Photoshop não está apenas na insegurança que leva os famosos a aceitarem sair quase irreconhecíveis nas capas de revistas para alimentar a vaidade, mas em ter passado a ser usado, além das campanhas publicitárias, nos conteúdos editoriais. “Quando alguém compra uma revista e lê um artigo acha que a informação recebida é verdadeira. Se a notícia é acompanhada por uma foto alterada, aquilo é interpretado como algo real. O problema é que não seja identificada como uma imagem fictícia”, afirma o sociólogo. Clique aqui para ler mais.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais