fbpx

Blogueira mais velha: Segredo da longevidade é ter curiosidade

Por Maya Santana
A sueca Dagny Carlsson tem 103 anos. Criou seu blog quando tinha 100

A sueca Dagny Carlsson tem 103 anos. Criou seu blog quando tinha 100

Esta senhora encantadora, perto de completar 104 anos de vida, mora na Suécia e é considerada a blogueira mais velha do mundo. Dagny Carlsson nasceu em 1912. Viu um computador pela primeira vez quando já havia completado seu nonagésimo terceiro ano de vida. Ao chegar aos 100, decidiu criar seu próprio blog. Uma mulher fantástica, adepta da tecnologia numa idade em que a maioria das pessoas que conseguiu viver tanto nem lida com computador. É o que a gente chama de criatura inspiradora.

Leia o artigo da BBC Brasil:

A sueca Dagny Carlsson nasceu em 1912. “No mesmo ano em que o Titanic afundou”, ela faz questão de lembrar. Achava que já tinha visto de quase tudo na vida, desde as duas guerras mundiais até à invenção das máquinas modernas. Mas quando fez 93 anos de idade, Dagny conheceu um computador de perto. E aos cem, resolveu que era hora de lançar o seu próprio blog
.

Agora, às vésperas de completar 104 anos, Dagny Carlsson ganhou status de celebridade: ela é provavelmente a blogueira mais velha do mundo, e seu blog já contabiliza mais de 1,4 milhão de visitantes.

Ele conheceu um computador quando já tinha 93 anos

Ele conheceu um computador quando já tinha 93 anos

“Os idosos não são tão estúpidos como a sociedade pensa. É preciso mudar esse conceito. As pessoas mais velhas são tratadas, em geral, ou como se fossem crianças, ou como se fossem idiotas. Dizem aos idosos, ‘você não entende isso’, ‘meu velhinho’ e coisas assim. Eu digo que os idosos merecem mais respeito”, diz Dagny Carlsson à BBC Brasil, no escritório onde diariamente atualiza seu blog.

“Bojan”, como ela prefere ser chamada, diz que ouve com certa dificuldade, e dá um tapinha no discreto aparelho de audição para deixar claro que é preciso falar mais alto com ela. Mas nada mais parece indicar que ela vive há mais de cem anos. Lúcida, ágil nos movimentos, Dagny emana vitalidade. E só precisa de óculos para ler de perto.

A blogueira mais velha do mundo nasceu em 1912, "mesmo ano em que o Titanic afundou"

A blogueira mais velha do mundo nasceu em 1912, “mesmo ano em que o Titanic afundou”

Seu primeiro computador, usado, foi dado a ela pela irmã mais nova, que tinha na época 85 anos de idade. Ainda não havia cursos de computador para idosos, naqueles idos de 2005.

De aluna, ela passou a ser instrutora do curso, durante um ano. E assim seu blog nasceu.

“Bem-vindo ao meu blog: sou uma idosa determinada, que gosta de quase tudo. Pode ser uma ópera, mas também pode ser só um papo sobre coisas divertidas ou difíceis. Prefiro as coisas divertidas. As pessoas dizem que eu tenho humor, e que sou bastante franca”, diz “Bojan” na página de abertura do blog.

Dagny em sua casa, vestida  elegantemente, saboreando delícias locais

Dagny em sua casa, vestida elegantemente, saboreando delícias locais

Dagny também quer ser uma voz para os idosos.

“Porque os idosos são muito calados em nossa sociedade, e porque quando falam, ninguém se importa com o que dizem. Só se importam com o que eu digo porque me tornei famosa”, ela diz, levantando-se para mostrar o prêmio de Idosa do Ano e um troféu recebido por um canal da TV sueca. Clique aqui para ler mais.

close

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todas as semanas

Prometemos que nunca enviaremos spam! Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





5 Comentários

Rozana 4 de maio de 2016 - 14:51

Nossa!! que ser humano extraordinário, fantástico, exemplo de liberdade de atitude, de pensamentos, já me tornei fã. Brasil, olhai e atentai para as pessoas acima de 50 anos!!!!!!!! Sociedade brasileira fica a dica!!

Responder
Maria João 2 de maio de 2016 - 06:43

Parabéns. Seu blog é um incentivo para todos. Vivo em Portugal ,nasci em Moçambique, e tenho 65 anos. Vou passar a seguir seu blog, está muito interessante, e desejo-lhe muita saúde e que continue sempre com esse espírito encantador. Abraço. Maria João.

Responder
Maria Joao 11 de maio de 2016 - 06:45

Tenho 65, como disse, sou medica anestesiologista e trabalho muito, e com muito prazer.
O segredo duma vida longa, é saber viver as varias fases da vida com alegria e espirito jovem. Faço artesanato, DIY, leio imenso e tenho varios blogs que sigo, diariamente.
Ninguem me ouve a queixar da idade, porque na realidade acho esta etapa da vida uma das melhores que já vivi, e espero continuar com boa disposiçao e CURIOSIDADE.
Eu e marido vivemos numa aldeia pequena, ele está reformado, e temos horta, muito ar puro e somos ambos criativos e cativos .
Um abraço para todos, votos de muita saúde e felicidade.
Maria Joao

Responder
Blanche Warzée 6 de abril de 2016 - 10:20

Fantástico, ela nos ensina dicas muito valiosas no enfrentamento e enriquecimento de nossas vidas!!!!

Responder
Márcio 5 de abril de 2016 - 22:04

Muito interessante, gostei muito!

Responder

Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais