Esta senhora encantadora, perto de completar 104 anos de vida, mora na Suécia e é considerada a blogueira mais velha do mundo. Dagny Carlsson nasceu em 1912. Viu um computador pela primeira vez quando já havia completado seu nonagésimo terceiro ano de vida. Ao chegar aos 100, decidiu criar seu próprio blog. Uma mulher fantástica, adepta da tecnologia numa idade em que a maioria das pessoas que conseguiu viver tanto nem lida com computador. É o que a gente chama de criatura inspiradora.
Leia o artigo da BBC Brasil:
A sueca Dagny Carlsson nasceu em 1912. “No mesmo ano em que o Titanic afundou”, ela faz questão de lembrar. Achava que já tinha visto de quase tudo na vida, desde as duas guerras mundiais até à invenção das máquinas modernas. Mas quando fez 93 anos de idade, Dagny conheceu um computador de perto. E aos cem, resolveu que era hora de lançar o seu próprio blog
.
Agora, às vésperas de completar 104 anos, Dagny Carlsson ganhou status de celebridade: ela é provavelmente a blogueira mais velha do mundo, e seu blog já contabiliza mais de 1,4 milhão de visitantes.
“Os idosos não são tão estúpidos como a sociedade pensa. É preciso mudar esse conceito. As pessoas mais velhas são tratadas, em geral, ou como se fossem crianças, ou como se fossem idiotas. Dizem aos idosos, ‘você não entende isso’, ‘meu velhinho’ e coisas assim. Eu digo que os idosos merecem mais respeito”, diz Dagny Carlsson à BBC Brasil, no escritório onde diariamente atualiza seu blog.
“Bojan”, como ela prefere ser chamada, diz que ouve com certa dificuldade, e dá um tapinha no discreto aparelho de audição para deixar claro que é preciso falar mais alto com ela. Mas nada mais parece indicar que ela vive há mais de cem anos. Lúcida, ágil nos movimentos, Dagny emana vitalidade. E só precisa de óculos para ler de perto.
Seu primeiro computador, usado, foi dado a ela pela irmã mais nova, que tinha na época 85 anos de idade. Ainda não havia cursos de computador para idosos, naqueles idos de 2005.
De aluna, ela passou a ser instrutora do curso, durante um ano. E assim seu blog nasceu.
“Bem-vindo ao meu blog: sou uma idosa determinada, que gosta de quase tudo. Pode ser uma ópera, mas também pode ser só um papo sobre coisas divertidas ou difíceis. Prefiro as coisas divertidas. As pessoas dizem que eu tenho humor, e que sou bastante franca”, diz “Bojan” na página de abertura do blog.
Dagny também quer ser uma voz para os idosos.
“Porque os idosos são muito calados em nossa sociedade, e porque quando falam, ninguém se importa com o que dizem. Só se importam com o que eu digo porque me tornei famosa”, ela diz, levantando-se para mostrar o prêmio de Idosa do Ano e um troféu recebido por um canal da TV sueca. Clique aqui para ler mais.
5 Comentários
Nossa!! que ser humano extraordinário, fantástico, exemplo de liberdade de atitude, de pensamentos, já me tornei fã. Brasil, olhai e atentai para as pessoas acima de 50 anos!!!!!!!! Sociedade brasileira fica a dica!!
Parabéns. Seu blog é um incentivo para todos. Vivo em Portugal ,nasci em Moçambique, e tenho 65 anos. Vou passar a seguir seu blog, está muito interessante, e desejo-lhe muita saúde e que continue sempre com esse espírito encantador. Abraço. Maria João.
Fantástico, ela nos ensina dicas muito valiosas no enfrentamento e enriquecimento de nossas vidas!!!!
Muito interessante, gostei muito!