fbpx

O seu corpo está pronto para o horário de verão?

Por Maya Santana

Segundo especialistas, leva até duas semanas para corpo se adequar

À zero hora deste domingo, começa o horário de verão nas Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Tocantins. Como ocorre todo ano, há aqueles que não gostam da ideia de perder uma hora de sono. A boa notícia, porém, é que os transtornos podem ser atenuados com pequenas mudanças na alimentação e no horário de ir dormir.

De acordo com Luciano Capelli, fisiologista do Centro de Medicina da Atividade Física da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o corpo leva de uma a duas semanas para se adaptar à nova rotina. “Algumas pessoas sofrem mais, outras menos. O ideal é tentar condicionar o corpo a dormir um pouco mais cedo”, explica Capelli.

Uma outra dica do médico que pode ajudar na adaptação do organismo ao novo horário é evitar o consumo de alimentos e bebidas que contenham substâncias estimulantes, como café, chás com cafeína (como o preto) e chocolate, entre outros.

“À noite, para ajudar a dormir, a pessoa pode tomar um copo de leite quente, que tem tripotano, um aminoácido que ajuda a relaxar a musculatura, ou chás sem cafeína (como camomila e erva cidreira)”, diz Capelli. Leia mais em www.estadao.com.br

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

dezenove + um =

1 Comentários

Avatar
Ricardo Rocha Aguieiras 19 de outubro de 2012 - 12:50

Eu adoro!!!… risos… adoro ver que são 9 da noite e ainda tem o nosso adorado sol! Sinto-me mais animado e com disposição, ao contrário de muita gente que se queixa. Bom, só posso falar por mim, já que nunca tive problemas de sono, durmo bem. Entendo que para pessoas com insônia, pode ser ainda pior.
Beijo!
Ricardo Aguieiras
aguieiras2002@yahoo.com.br

Responder