O valor do Pilates

Por Maya Santana

Método busca trabalhar corpo e mente ao mesmo tempo

Carolina D’Aurea – Fisioterapeuta

Você sabe de onde vem o nome Pilates e como surgiu essa técnica? Então vamos conhecer um pouquinho a história de Joseph Hubertus Pilates. Ele nasceu em 1881, na cidade de Mönchengladbach, Alemanha. Em sua infância e adolescência, praticou diversos esportes como ginástica, esqui, mergulho e boxe. Em 1912, tornou-se boxeador profissional e começou a ensinar autodefesa para detetives da Scotland Yard, polícia metropolitana e Londres. Durante a I Guerra Mundial, em 1914, Joseph foi exilado e mandado para uma ilha inglesa onde trabalhou num hospital militar com soldados exilados e mutilados.

Nesse período, ele começou a utilizar molas e aparelhos que trabalhassem com a resistência do próprio corpo no tratamento médico, o que se tornou, mais tarde, a base para o desenvolvimento de um sistema de exercícios e equipamentos, atualmente conhecido como método Pilates. Em 1923, Joseph mudou-se para Nova York onde abriu o primeiro Studio de Pilates. Seu trabalho, porém, só teve repercussão a partir dos anos 40, quando a técnica começou a ser utilizada no preparo físico de alguns dançarinos, tais como Ruth St. Denis, Ted Shawn, Martha Graham, George Balanchine e Jerome Robbins.

Joseph Hubertus Pilates morreu aos 87 anos, sem deixar herdeiros. Clara Pilates, sua esposa, assumiu a direção do Studio. Alguns alunos de Joseph resolveram seguir os passos do seu professor e abriram seus próprios estúdios. Um dos mais importantes foi o dançarino Ron Fletcher que levou o método para Los Angeles, nos anos 1970, sendo muito procurado por celebridades. Clara ficou fascinada com o trabalho de Fletcher e lhe deu permissão para difundir o trabalho que seu marido havia idealizado. Dessa forma, o método Pilates tornou-se mundialmente conhecido e até hoje copiado por diversos profissionais da área da saúde. Leia mais em www.veja.com.br


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





1 Comentários

toninho reis 15 de dezembro de 2012 - 02:11

Na minha opiniao, Pilates e o melhor metodo para o tratamento do corpo em todos os sentidos. pratiquei Pilates nos anos 90, quando estudava danca contemporanea na escola da Martha Grahan, em Nova York. Marta Grahan tambem foi uma das praticantes. era fanatica por esta tecnica. bjos……

Responder

Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais