fbpx

Obras de Ron Mueck serão expostas em São Paulo

Por Maya Santana

Esta é uma das esculturas mais impressionantes:

Esta é uma das esculturas mais impressionantes:

Maya Santana

Chega a São Paulo, no mês que vem, uma das exposições de maior sucesso realizadas este ano no Rio de Janeiro: nove obras do australiano Ron Mueck vão ser expostas na Pinacoteca (Praça da Luz, 2), de 20 de novembro a 22 de fevereiro. Eu visitei a exposição no Rio e, se tiver que usar uma única palavra para defini-la, diria que é imperdível.

Tive a sorte de chegar ao MAM, no Aterro do Flamengo, numa tarde em que havia bem pouca gente no museu. Ao contrário do dia anterior, quando acabei voltando para a casa, porque faltou coragem para enfrentar a multidão, numa fila de perder de vista, esperando pacientemente para ver a exposição. Ao todo, 230 mil pessoas visitaram e se impressionaram com as obras de Mueck. Não fosse pelo tamanho delas – ora muito grandes, ora pequenas – as esculturas do artista seriam tomadas como seres reais. São chamadas de hiperrealistas.

Essa escultura  é perfeita, dá para ver até as penugens do frango

Essa escultura é perfeita, dá para ver até as penugens do frango

Ron Mueck, 56 anos, vive na Inglaterra. É um artista obcecado com cada detalhe de seus trabalhos. Seu talento vem de família. Descendente alemães fabricantes de bonecas, ele começou a carreira criando bonecos para filmes. Em 1996, colaborou com a sogra, a famosa pintora portuguesa Paula Rego, para a produção de pequenas figuras como parte de um quadro que ela estava mostrando na Hayward Gallery, em Londres. Paula apresentou-o ao grande colecionador de arte Charles Saatchi, que ficou muito impressionado com as esculturas.

As obras que estarão em exposição em São Paulo a partir de novembro são: Woman With Shopping (Mulher com as Compras), Young Couple (Jovem Casal), Couple Under a Umbrella (Casal debaixo do Guarda-Sol), Woman with Sticks (Mulher com Galhos) e II (Máscara 2, um autorretrato do artista), Man In a Boat (Homem em um Barco), (Juventude), Still Life (Natureza Morta) e Drift (À Deriva). Os ingressos custarão R$ 6. Às quintas, após as 17h, e aos sábados a entrada será gratuita.

Mulher com Galhos é outra das esculturas que serão mostradas em São Paulo

Mulher com Galhos é outra das esculturas da mostra

É a primeira vez que a obra de Ron Mueck é mostrada no Brasil. Se você gosta de arte e vai estar em São Paulo, esse é um excelente programa. Super recomendado.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

quatro × cinco =

1 Comentários

Avatar
Antonio f reis 11 de outubro de 2014 - 23:13

Gostaria muito de visitar………

Responder