Obras de Salvador Dali mostradas durante a Copa

Por Maya Santana
Menino Geopolítico Observando o Nascimento do Novo Homem" de 1943

Menino Geopolítico Observando o Nascimento do Novo Homem”, de 1943

Felizmente, para quem não é muito ligado a futebol, e também para quem é, haverá uma série de eventos acontecendo no Brasil paralelamente aos jogos das seleções durante a Copa do Mundo. Um desses grandes acontecimentos é a exposição das obras de Salvador Dali. Abrirá no Masp, em São Paulo, em maio, e seguirá depois para o Rio de Janeiro. É a mesma que atraiu milhares de pessoas em Madri e em Paris. Dali é sempre Dali. Eu amo.

Leia o artigo publicado pelo El País.

Canibalismo otoñal, 1935

Canibalismo otoñal, 1935

Após o sucesso das exposições de Paris e de Madri, a obra do pintor Salvador Dalí poderá ser vista  no Brasil, país da moda ao celebrar em menos de três anos dois acontecimentos esportivos importantes, como a Copa do Mundo, neste ano, e as Olimpíadas, em 2016. A exposição será inaugurada no final de maio no Museu de Arte de São Paulo (MASP), pouco antes do início do Mundial na cidade, em 12 de junho, com a partida entre Brasil e Croácia. Depois, viajará ao Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro.

O quado O Grande Masturbador também fará parte da exposição

O quado O Grande Masturbador,1949, também fará parte da exposição

Segundo afirmações feitas ao EL PAÍS por Montse Aguer, diretora do Centro de Estudos Dalinianos: “Estaremos no Brasil neste ano em uma exposição coordenada pelo Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, a Fundação Gala-Salvador Dalí de Figueres e o Dali Museum de São Petersburgo”. Os três centros que tiveram relação, e muita, com a exposição Dalí. Todas as sugestões poéticas e todas as possibilidades plásticas, que bateu recordes de visitantes no Pompidou de Paris (790.000 pessoas), em 2012, e no Reina Sofia (730.000 visitantes), em 2013.

El espectro del sex-appeal, que Dali pintou em 1932

El espectro del sex-appeal, que Dali pintou em 1932

Segundo Aguer, que não deixou claro quais obras ou quantas cruzarão o atlântico: “O Brasil considera  2014 um ano crucial e quer que um dos acontecimentos do ano seja esta exposição protagonizada por Dalí. Será menor que as recentes, mas revisará todas as fases de Dalí e, em especial, seu período surrealista”.

A tentação de Santo Antônio, 1946

A tentação de Santo Antônio, 1946

O Museu de Arte de São Paulo (MASP) é considerado o maior da América Latina e conserva uma das coleções de arte mais importantes do continente. Logo antes do surrealismo de Dalí, o museu apresentará as volumosas esculturas do colombiano Fernando Botero, que poderão ser vistas a partir de março. A exposição do espanhol permanecerá aberta por um mês e depois viajará ao Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro. O centro carioca já recebeu milhares de pessoas em exposições de artistas como August Rodin e Claude Monet.


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





1 Comentários

monica minelli 2 de fevereiro de 2014 - 21:48

Imperdível !!!!!!

Responder

Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais