fbpx

Óleo de peixe ajuda a retardar o envelhecer

Por Maya Santana

Óleo de peixe contém ômega 3, que é um poderoso antioxidante

Este é mais um estudo atestando os benefícios do óleo de peixe, mas nesse caso, as vantagens estão relacionadas à sua associação com a prática de exercícios. Costumo repetir: para quem quer se sentir bem, com disposição para realizar as tarefas diárias, sejam elas quais forem, não há outro caminho a não ser a prática exercícios. O óleo de peixe vem ajudar ainda mais a manter a saúde revigorada. Este artigo da BBC Brasil dá os detalhes do estudo, feito por uma universidade escocesa.

Leia:

A ingestão diária de ácidos graxos provenientes de óleos de peixe associada à prática de exercícios físicos ajuda a retardar o envelhecimento, sugere um estudo realizado na Universidade de Aberdeen, na Grã-Bretanha.

Os resultados da pesquisa mostraram que mulheres com mais de 65 anos que receberam doses diárias de ácidos graxos ricos em ômega-3 ganharam quase o dobro de tônus muscular após se exercitarem, quando comparadas com aquelas que ingeriam azeite de oliva.

Uma expansão do estudo está prevista para confirmar tais resultados e determinar com maior exatidão as razões da melhora da força muscular. O processo de envelhecimento, conhecido como sarcopenia, implica numa perda muscular de 0,5 a 2% por ano e pode implicar em fraqueza e perda de mobilidade em idosos.

Há poucos dados sobre a incidência na Grã-Bretanha, mas informações provenientes dos Estados Unidos mostram que 25% das pessoas com idade entre 50 e 70 anos têm sarcopenia e isto aumenta para mais da metade daqueles com mais de 80 anos.

Para Stuart Gray, um dos líderes do estudo, o custo da sarcopenia é imenso, tanto pela necessidade de cuidado direto ou por internações hospitalares motivadas por quedas.

“Cerca de 1,5% do orçamento total de saúde americano é gasto com assuntos relacionados à sarcopenia”, diz. Leia mais em www.bbcbrasil.com.br

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais