fbpx

Estes são os melhores países para se viver depois de aposentado

Por Maya Santana
Cidade do Panamá, capital do país considerado o melhor para se viver aposentado

Cidade do Panamá, capital do país considerado o melhor para se viver aposentado

Ninguém imagina que o Panamá, país da América Central com cerca de quatro milhões de habitantes, que pouco aparece no noticiário internacional, seja apontado a melhor das nações para se viver depois da aposentadoria. Para fazer a seleção dos países, o estudo feito por uma revista americana levou em consideração o custo de vida, o sistema de saúde, o clima, entretenimento para aposentados e outros aspectos da vida no país, como mostra este artigo do site da BBC Brasil.

Leia:

Transformar a aposentadoria em recomeço tem se tornado uma opção cada vez mais popular. Em vez de velhos hábitos e paisagens conhecidas, aventuras em novos lugares, prontos para serem explorados.

Atentos ao crescimento e potencial dessa tendência, vários países têm facilitado a concessão de vistos e benefícios para essa importante fatia da população mundial. Um ranking feito há mais de duas décadas, aliás, mostra quais são os melhores locais para quem pretende ter uma nova vida a partir deste ano.

Equador  é o segundo melhor país para aposentados. A foto é da capital, Quito

Equador é o segundo melhor país para aposentados. A foto é da capital, Quito

Publicado há 25 anos pela revista americana International Living , o Índice Global de Aposentadoria elegeu os 23 melhores países para quem planeja viver no exterior após “pendurar as chuteiras”.

A primeira posição ficou com o Panamá, que alcançou uma nota de 93.5 numa escala que vai de 0 a 100. Equador (92.4), México (89.3), Costa Rica (88.4), Malásia (87.8), Colômbia (87.7), Tailândia (84.8), Nicarágua (84.2), Espanha (83.6) e Portugal (82.9) completam o Top 10.

O ranking é montado por uma rede de correspondentes e colaboradores da revista espalhados pelo mundo, levando em consideração uma série de características que vão tornar a vida do aposentado mais agradável no novo país.

O México é outro país latino-americano na lista dos melhores. Foto: Cidade do México

O México é outro país latino-americano na lista dos melhores. Foto: Cidade do México

Para a elaboração da lista desta lista, foram considerados 10 critérios: Valor de imóveis para compra ou aluguel, benefícios fiscais e descontos para aposentados, vistos de residência, custo de vida, facilidade de adaptação, entretenimento para aposentados, sistema de saúde, estilo de vida saudável, infraestrutura e clima.

“Esse ranking é o melhor recurso para ajudar alguém a encontrar o seu paraíso ideal para curtir a aposentadoria”, afirma Jennifer Stevens, diretora executiva da “International Living”.

Vistos e impostos

Uma das estratégias mais populares para atrair aposentados é a criação de categorias especiais de vistos – com burocracia menor que a de um processo convencional – e a redução de impostos. Clique aqui para ler mais.

close

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todas as semanas

Prometemos que nunca enviaremos spam! Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





1 Comentários

Marcia bezerra MayA Faiad 13 de julho de 2016 - 07:21

Parabéns pela reportagem de grande informação . Curiosidade .

Responder

Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais