Os 5 legumes e verduras que você pode cultivar em casa

Por Maya Santana
Tomate é um dos mais fáceis de serem cultivados

Tomate é um dos mais fáceis de serem cultivados

Nestes tempos em que verduras e legumes podem ser verdadeiras bombas de veneno em nossa mesa, pelo excesso de agrotóxico utilizado no seu cultivo, por que não optar por uma solução caseira, realmente saudável e mais barata: plantar uma pequena horta em nossa própria casa. Neste artigo, a BBCBrasil mostra quais são as verduras e legumes mais fáceis de serem cultivados artesanalmente.

Leia:

Cultivar uma horta em casa pode ser mais fácil do que se imagina. Recentemente, na busca por obter produtos mais saudáveis e livres de agrotóxicos, mais e mais pessoas ao redor do mundo têm decidido plantar suas próprias verduras e hortaliças.

Entre elas, celebridades como a primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, que fez sua horta ecológica assim que chegou à Casa Branca em 2009, com o objetivo de “promover uma alimentação saudável”. Mas as hortas não são apenas uma “moda” de pessoas famosas ou ricas.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês) atesta que as hortas domésticas têm representado uma “fonte cada vez mais importante de alimentos e nutrientes para as famílias pobres das zonas urbanas ou periféricas”.

Além dos benefícios físicos e mentais de se cultivar uma horta, o hábito também pode ajudar as pessoas a terem uma alimentação mais saudável e a gastar menos dinheiro.

A cenoura pode ser cultivada em qualquer tipo de solo

A cenoura pode ser cultivada em qualquer tipo de solo

A BBC preparou uma lista com os vegetais mais fáceis de cultivar em casa elencando os benefícios que eles podem trazer à saúde.

1) Tomates
Essa fruta originária do Equador, Peru e norte do Chile – e que consumimos como hortaliça – é um dos alimentos mais fáceis de plantar e é comum ser o ponto de partida dos iniciantes na aventura de ter uma horta em casa.

A diferença de sabor entre um tomate cultivado em casa e um que veio do supermercado pode ser gigantesca.

As vantagens do tomate para a saúde estão na quantidade de nutrientes, como potássio e fósforo, assim como antioxidantes e vitaminas A, C e E.

De acordo com um estudo recentemente publicado na revista especializada Medical News Today, é um alimento “funcional” já que, além de sua função nutritiva, beneficia o organismo, prevenindo doenças crônicas, como problemas do coração, diabetes e câncer.

Os especialistas aconselham a cultivar a planta em um lugar com bastante luz e a regá-la em pequenas quantidades, algumas vezes por semana.

É importante plantar o tomate em solo profundo, porque ele desenvolve raízes grandes e extensas. As folhas mais próximas do solo são mais propensas a contaminações, então devem ser eliminadas regularmente.

2) Cenouras
Outra hortaliça muito fácil de cultivar e com altas propriedades nutritivas é a cenoura. Neste caso, o mais importante é manter a umidade da terra – quando elas começarem a crescer, já é possível diminuir a frequência de regar o solo. Clique aqui para ler mais.


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais