Brasileiros demonstram mais interesse no atraente mercado imobiliário de Portugal

Por Ricardo Bastos
Informe publicitário*

Os brasileiros estão demonstrando um grande interesse por imóveis portugueses, de acordo com a Imovirtual, que relatou 59.686 visitantes do Brasil ao site. O Brasil continua no topo da lista de visitas do exterior ao site, posição que tem se mantido firme nos últimos anos, batendo a França e a Suíça, que ficam em segundo e terceiro lugares, respectivamente. A maioria das visitas do Brasil parece vir do grupo demográfico mais jovem, com pessoas de 25 a 34 anos, representando 29% do tráfego. Então, por que os jovens brasileiros estão tão interessados no mercado imobiliário português?

Nos últimos anos tem havido uma tendência em Portugal de a geração mais jovem deixar o país para outros países do norte da Europa ou para algum outro lugar. Num esforço para contornar esta situação, Portugal tem implementado vários projetos governamentais para atrair mais jovens e mão de obra ativa para o país. Uma dessas propostas foi o famoso Golden Visa Scheme, oferecendo residência permanente em troca da realização de algum investimento considerável no país, como por exemplo a compra de uma propriedade avaliada em € 500.000 ( o equivalente a mais ou menos 3 milhões de reais) ou aquisição de um imóvel mais antigo avaliado em € 350.000 mas, com o intuito de restauração.

Estas medidas, no entanto, atrairam principalmente a geração mais velha, com o dinheiro disponível para tal investimento. É por isso que recentemente eles propuseram o “A Geringonça”, um projeto para atrair o público jovem e, principalmente, os jovens brasileiros. Este programa prevê a oferta de direitos sociais, vistos de residência e trabalho a pessoas que falam a língua portuguesa fluentemente e foi acolhido pela CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).

Mas, apesar do governo encorajar o movimento para a nação ibérica, por que estão escolhendo Portugal? Bem, a língua compartilhada é um começo incrivelmente útil, já que os brasileiros não precisam perder tempo aprendendo uma nova, removendo já um dos obstáculos para o caso de trabalho ou até mesmo de adaptação social (visto que muito de uma cultura é apresentado na construção linguística dela). Junto com a linguagem compartilhada, vem uma cultura semelhante, principalmente se comparado com os povos mais ao norte da Europa, onde as pessoas e o clima tendem a ser mais frios. Há também as situações políticas, já que com a Europa vem a estabilidade econômica, política e sanitária (esta última muito procurada, tendo em vista, a atual pandemia).

Os tipos de imóveis mais procurados são os apartamentos, mais especificamente os apartamentos em Lisboa. Isso sugere que os espectadores estão procurando um lugar para trabalhar. Lisboa oferece uma excelente oportunidade como uma capital europeia moderna e cosmopolita, com todas as vantagens e sem os preços excessivamente inflacionados de cidades como Paris ou Londres.


*O artigo publicado é de inteira responsabilidade de seus autores. 
As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do 50emais.com.br

 


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais