fbpx

Denúncias ligadas à Copa: "Quem ganha esse jogo?"

Por Maya Santana

200 mil pessoas

200 mil pessoas diretamente afetadas pelas obras da Copa e Olimpíadas


Organizações defensoras dos direitos humanos nacionais e internacionais estão denunciando fatos que a mídia tradicional no Brasil não tem dado atenção: “deslocamentos forçados de comunidades, destruição de patrimônio cultural, supressão de direitos de idosos e estudantes, abusos policiais cometidos em nome da segurança e uma longa lista de outras violações,” em função da Copa do Mundo, no ano que vem, e das Olimpíadas, no Rio de Janeiro, em 2014.
Organizações como a Conectas e a Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa (Ancop) estão tão preocupadas com a situação – estima-se que pelo menos 200 mil pessoas estejam passando por despejos relacionados aos dois eventos – que  realizam um debate sobre o assunto durante a 23ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, na Suíça, nesta terça-feira. A Conectas possui status consultivo na organização.
Raquel Rolnik, relatora Especial da ONU para o Direito à Moradia Adequada

Raquel Rolnik, relatora Especial da ONU para o Direito à Moradia Adequada


Para Raquel Rolnik, relatora Especial da ONU para o Direito à Moradia Adequada, a Copa e as olimpíadas no Brasil se transformaram em uma espécie de reforma urbana, com investimentos em infraestrutura e a remoção de comunidades de áreas que estão valorizadas.
“No momento em que se abre espaço para fazer infraestrutura sobre espaços antes ocupados por estas comunidades, se despeja estas comunidades sem nenhuma forma de reassentamento e com valores muito pequenos de compensação financeira (…) Ou mesmo quando se propõe o reassentamento para estas pessoas, o fazem na periferia a 30 quilômetros do local aonde elas viviam”, afirma Raquel.
Além do debate, será lançado o vídeo da campanha em favor dos afetados pelas obras da Copa e das olimpíadas, que tem o título “Quem ganha esse jogo?” – “Who wins this match?”

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

cinco × cinco =