Ícone do site 50emais

Para maiores de 60 anos (e para os que vão chegar lá)

A terceira idade
“Gaste o seu dinheiro com você, com seus gostos e caprichos”

Recebi por email estas dicas para quem já passou dos 60 e também para quem não chegou ainda a essa idade. Não consegui encontrar o(a) autor(a). É uma relação de medidas para se viver melhor. A primeira delas: É hora de usar o dinheiro (pouco ou muito) que você conseguiu economizar​ . Use-o para você, não para guardá-lo e não para ser desfrutado por​ aqueles que ​não​ tem a menor noção do​ sacrifício​ que você fez para consegui​-lo. Geralmente as pessoas que não estão sequer na família: genros, noras, sobrinhos. Lembre-se que não há nada mais perigoso do que um genro​ ou uma nora​ com ideias. Atenção: não é tempo para maravilhosos investimentos, por mais que possam parecer, eles só trazem problemas e é hora de ter muita paz e tranquilidade.

  1. PARE de PREOCUPAR-SE COM​ A SITUAÇÃO FINANCEIRA dos filhos e netos.
    Não se sinta culpado por gastar o seu dinheiro ​ consigo mesmo. Você provavelmente já ofereceu o que foi possível na infância e juventude como uma boa educação. Agora, pois, a responsabilidade é deles.
  2. JÁ NÃO é época de sustentar qualquer pessoa​ de​ sua família. Seja um pouco egoísta, mas não usurário. Tenha uma vida saudável, sem grande esforço físico. Faça ginástica moderada (por exemplo, andar regularmente) e coma bem.

  3. SEMPRE compre o melhor e mais bonito.
    Lembre-se que, neste momento, um objetivo fundamental é de gastar dinheiro com você, com seus gostos e caprichos e do seu parceiro. Após a morte o dinheiro só gera ódio e ressentimento.

  4. NADA de angustiar-se com pouca coisa.
    Na vida tudo passa, sejam bons momentos para serem lembrados, sejam os maus, que devem rapidamente ser esquecidos.

  5. Independente da idade, sempre mantenha vivo o amor.
    Ame o seu parceiro, ame a vida, ame o seu próximo … LEMBRE-SE !! “Um homem nunca é velho enquanto se lhe reste a inteligência e o afeto”.

  6. Seja vaidoso.
    Cabeleireiro frequente, faça as unhas, vá ao dermatologista, dentista, e use perfumes e cremes com moderação. Porque se agora você não é bonito, é, pelo menos, bem conservado.

  7. NADA de SER MUITO MODERNO.
    É triste e doloroso ver pessoas com penteados e roupas feitas para os jovens.

  8. SEMPRE mantenha-se atualizado.
    Leia livros e jornais, ouça rádio, assista bons programas na TV, visite Internet, com alguma frequência, envie e responda “e-mails” use as redes sociais, mas sem estresse ou para criar um vício. Chame os amigos.

  9. Respeite a opinião dos JOVENS.
    Muitos deles estão melhor preparados para a vida, como nós quando estávamos a sua idade.

  10. Nunca use o termo “no meu tempo¨.
    Seu tempo é agora, não se confunda. Pode lembrar do passado, mas com saudade moderada e feliz por ter vivido.

  11. NÃO caia em tentação de viver com filhos ou netos.
    Apesar de ocasionalmente ir alguns dias como hóspede, respeite a privacidade deles, mas especialmente a sua.
    ​ ​
    Se você perdeu o seu parceiro, obtenha uma pessoa para ir morar com você e trabalhar com as tarefas domésticas, e tomar esta decisão somente quando não mais possa dar de si e o fim esteja próximo.

  12. Pode ser muito divertido conviver com pessoas de sua idade.
    E o mais importante, não vai funcionar com qualquer um. Mas sim se você se reunir com pessoas positivas e alegres, nunca com “velhos amargos”.

  13. Mantenha um hobby.
    Você pode viajar, caminhar, cozinhar, ler, dançar, cuidar​ de um gato, ​de ​um cachorro, cuidar de plantas, cartas de baralho, golfe, navegar na Internet, pintura, trabalho voluntário em uma ONG, ou coletar alguma coisa. Faça o que você gosta e o que seus recursos permitem.

  14. ACEITE convites.
    Batizados, formaturas, aniversários, casamentos, conferências … Visite museus, vá para o campo … o importante é sair de casa por um tempo. Mas não fique chateado se ninguém o convidou. Certamente, quando você era jovem também não convidava seus pais para tudo.

  15. Fale pouco e ouça mais.
    Sua vida e seu passado só importam para você mesmo. Se alguém lhe perguntar sobre esses assuntos, seja breve e tente falar sobre coisas boas e agradáveis. Jamais se lamente de nada. Fale em um tom baixo, cortês. Não critique qualquer coisa, aceite situações como elas são. Tudo está passando. Lembre-se que em breve voltará para sua casa e sua rotina.

  16. Dores e desconfortos, apresentará sempre.
    Não os torne mais problemático do que são. Tente minimizá-los. No final, eles só afetam você e são problemas seus e do seu médico. Lamentações nada conseguem.

  17. Permaneça apegado à religião.
    Mas orando e rezando o tempo todo como um fanático, não conseguirá nada. Se você é religioso, viva-o intensamente, mas sem ostentação. A boa notícia é que “em breve, poderá fazer seus pedidos pessoalmente​”​

  18. Ria-se muito, ria-se de tudo.
    Você é um sortudo, você teve uma vida, uma vida longa, e a morte só será uma nova etapa, uma etapa incerta, assim como foi incerta toda a sua vida.

  19. Não faça caso do que dizem a seu respeito, e menos do que pensam de você.
    Se alguém lhe diz que agora você não faz nada de importante, não se preocupe. A coisa mais importante já está feita: você e sua história, boa ou ruim, seja como foi. Agora se trata de uma jubilação, o mais suave, em paz e feliz possível.

E LEMBRE-SE: “A vida é muito curta para beber vinho ruim”

Se você gosta do 50emais e quer participar mais do blog, clique aqui para ver nossa campanha

Sair da versão mobile