fbpx

Para retardar envelhecimento, cuide da glicemia

Por Maya Santana
Todo cuidado é pouco

Se a taxa estiver acima de 99mg/dl está além do considerado normal

Tenho ouvido muita gente dizer que substituiu o pão no café da manhã por tapioca, que não tem glúten. Mas veja o que diz este artigo, publicado no site do jornal Zero Hora, sobre a importância de se manter a taxa de glicemia – açúcar no sangue – abaixo dos 99 pontos.

Leia:

Você começa uma dieta de baixa ingestão de glúten porque dizem que melhora a digestão e, por consequência, emagrece e melhora o processo de envelhecimento. Aí, no café da manhã troca o pãozinho por tapioca. Eis que você está fazendo isso errado, muito errado. De fato, a receita da farinha de tapioca não tem glúten, mas é um carboidrato com alto poder glicêmico, que faz o organismo produzir muita insulina, ou seja, esse alimento tem alto potencial de aumentar a carga de açúcar no sangue.

A glicemia é a taxa de concentração de glicose no sangue. Se estiver acima de 99mg/dl está além do considerado normal. O resultado disso é a oxidação das células, fator determinante para acelerar o processo de envelhecimento.

– O envelhecimento é um processo natural do desenvolvimento humano. Temos que procurar ter um processo saudável para o envelhecimento. Isso significa dizer que precisamos colocar na mesa alimentos que ofereçam antioxidantes, que previnem doenças e anulam a ação de oxidação celular – explica a nutricionista Tatiana Pizzato Galdino, mestre em Gerontologia Biomédica.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Nova York sobre o envelhecimento mostrou que o processo pode ser mais saudável se a quantidade de calorias consumidas por dia foi baixa. Uma dieta pobre em carboidratos, segundo os responsáveis pelo estudo, protege contra doenças relacionadas à idade, como a perda de memória, e mantém uma aparência jovem por mais tempo.

Os carboidratos são os principais “culpados” pelo aumento da produção de insulina pelo organismo.

– A gordura não é mais a vilã das dietas. O carboidrato é o verdadeiro vilão porque ele eleva muito a insulina no sangue. Para as pessoas mais velhas, os picos de insulina são muito ruins para a saúde, pois aumentam a gordura visceral, aquela gordura que fica entre os órgãos – aponta a nutricionista. Clique aqui para ler mais.

close

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todas as semanas

Prometemos que nunca enviaremos spam! Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais