fbpx

Para viver mais, 10 porções diárias de frutas, verduras e legumes

Por Maya Santana

ingestão de frutas, verduras e legumes poderia evitar até 7,8 milhões de mortes prematuras

ingestão de frutas, verduras e legumes poderia evitar até 7,8 milhões de mortes prematuras

Maya Santana, 50emais

Que comer frutas, legumes e verduras diariamente faz bem todo mundo sabe. Agora, cientistas determinaram a quantidade desse tipo de alimento devemos ingerir para viver mais – que é, de uma maneira geral, o que todo mundo quer. Antes, especialistas diziam que sete porções diárias eram suficientes. Mas novo estudo feito por estudiosos de uma universidade londrina mostrou que a quantidade ideal são 10 porções. É bastante. E aqui no Brasil temos que ficar atentos ao agrotóxico, usado largamente no cultivo de frutas, legumes e verduras. Não é atoa que cresce muito o consumo de orgânicos. De toda maneira, vale a pena ler este artigo da BBC Brasil.

Leia:

Comer 10 porções por dia de frutas, legumes e verduras pode nos fazer viver mais, revela uma nova pesquisa. Segundo os cientistas da Universidade Imperial College London, no Reino Unido, o consumo diário desses alimentos evitaria até 7,8 milhões de mortes prematuras.

Eles também identificaram frutas, legumes e verduras específicos que reduzem o risco de câncer e doenças cardíacas.
O levantamento mostrou que até pequenas quantidades já garantem benefício para a saúde, mas quanto mais, melhor.
Uma porção equivale a 80 gramas de frutas, legumes ou verduras ─ uma banana pequena, uma pera ou três colheres de chá de espinafre ou ervilhas.

As conclusões foram obtidas a partir de dados de 95 estudos diferentes, que analisaram os hábitos alimentares de 2 milhões de pessoas no Reino Unido.

A pesquisa mostrou, por exemplo, que a incidência de câncer é menor em quem come verduras verdes (espinafre); amarelas (pimentões) e crucíferas (couve-flor e repolho).

Já quem se alimenta de maçãs, peras, frutas cítricas, saladas, folhas verdes (rúcula) ou verduras crucíferas tem menor chance de desenvolver doenças cardíacas ou derrames.

Os resultados, publicados na revista científica Journal of Epidemiology, também apontaram os riscos de uma morte antecipada.

Na comparação com um dieta sem frutas, verduras e legumes, o estudo mostrou que:

Comer 200 gramas de frutas, verduras e legumes reduz o risco de doenças cardiovasculares em 13% e 800 gramas, 28%

Comer 200 gramas de frutas, verduras e legumes reduz o risco de câncer em 4%, e 800 gramas, 13%

Comer 200 gramas de frutas, verduras e legumes reduz o risco de morte prematura em 15%, e 800 gramas, 31%. Clique aqui para ler mais.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

nove + dez =

2 Comentários

Avatar
Carlos Bley 26 de abril de 2017 - 22:47

Frutas são reconhecidas como uma boa fonte de vitaminas e minerais, e por seu papel de fornecer vitamina C e vitamina A. Pessoas que comem frutas como parte de uma dieta global saudável geralmente têm um risco reduzido de doenças crônicas.

Os nutrientes em frutas são vitais para a saúde e manutenção do seu corpo. O potássio na fruta pode reduzir o risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral. Potássio também pode reduzir o risco de desenvolver cálculos renais e ajudar a diminuir a perda óssea com a chegada da idade.

Folato (ácido fólico) ajuda o corpo a formar glóbulos vermelhos. Mulheres em idade fértil que podem engravidar e aquelas no primeiro trimestre da gravidez precisam de folato adequado. O folato ajuda a prevenir defeitos congênitos no tubo neural, como a espinha bífida.

Uma dieta rica em frutas pode reduzir o risco de acidente vascular cerebral, outras doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.
A fruta fazendo parte do padrão alimentar é parte de uma dieta global saudável e pode proteger contra certos tipos de câncer.
Fruta ajuda a manter a saúde ideal devido à promoção da saúde fitoquímicos que contém – muitos dos quais ainda estão sendo identificados.

Responder
Para viver mais, 10 porções diárias de frutas, verduras e legumes | JETSS – SITES & BLOGS 24 de fevereiro de 2017 - 10:06

[…] post Para viver mais, 10 porções diárias de frutas, verduras e legumes apareceu primeiro em 50 e […]

Responder