fbpx

O que levar em conta na hora de escolher onde morar em Floripa

Por Maya Santana

A capital de Santa Catarina, Florianópolis, tem bairros muito atraentes

Se você está pensando em morar em Florianópolis e está por decidir viver na região Norte, os bairros dos Ingleses, Jurerê, Jurerê Internacional, Canasvieiras, Ponta das Canas, Lagoinha e Santo Antônio de Lisboa (Santinho) são algumas das melhores opções.

Mas, você sabe o que levar em conta na hora de escolher um bairro para morar? Acompanhe abaixo, algumas dicas para escolher o melhor bairro para você viver em Floripa:

1. Considere alugar antes de comprar

Entre ferramentas úteis na internet e pesquise onde você e sua família seriam felizes a longo prazo. Mas é impossível ter 100% de certeza de que seu novo bairro é a opção certa até que você more lá por algum tempo. É por isso que é uma boa ideia alugar seu primeiro lugar em uma nova área, principalmente se você estiver se mudando de longe e não estiver muito familiarizado com sua nova cidade ou região.

Alugar em um novo bairro é, literalmente, “experimentar antes de comprar”. Provavelmente, você só precisaria passar por um único ciclo de aluguel – seis meses ou um ano, dependendo do proprietário – para determinar se deseja ficar nas proximidades por um longo período. E se eventualmente decidir procurar uma área mais adequada, você não terá o peso de uma casa que precisa vender rapidamente.

Alugar antes de comprar também pode aumentar suas chances de tomar uma decisão melhor sobre a compra de uma casa ou apartamento em Canasvieiras, por exemplo. Embora os bancos de dados imobiliários on-line e os passeios virtuais tornem mais fácil comprar casas à distância, ainda não há substituto para inspecionar uma casa (e vizinhança) pessoalmente.

2. Pesquise as taxas de imposto de propriedade local

Mesmo se você estiver alugando para começar, as taxas de imposto sobre a propriedade, o famoso IPTU, podem ter uma grande influência nos custos de sua moradia – e, portanto, no custo de vida geral. Para muitos governos municipais, os impostos sobre a propriedade são a principal fonte de receita, ultrapassando muitas vezes o potencial do seu bolso. Fique atento e pesquise muito bem isso, especialmente se estiver pensando em visitar casas à venda nos Ingleses!

3. Avalie outros fatores de custo de vida

Outros fatores de custo de vida (como gastos com combustível e custos de transporte, custos de saúde, taxas de serviços públicos, preços de alimentos e impostos diversos) também são importantes. Considere isso ao dar sua oferta em uma cobertura em Jurerê ou Jurerê Internacional. Alguns desses fatores podem fazer toda a diferença em um alto custo ou vida de alto padrão. Tenha em mente sempre o que é mais adequado para o seu bolso.

4. Priorize segurança e conforto

Você não vai aproveitar seu novo bairro ou comunidade se não se sentir seguro lá. Antes de mudar, use fontes online para ter uma ideia das taxas de crimes violentos no município ou bairro. Você também pode verificar o site da sua nova cidade ou entrar em contato com a polícia local diretamente para discutir áreas “boas” e “ruins”.

Se e quando você visitar cada bairro ou comunidade em busca de moradia, procure sinais de segurança e estabilidade da área. Os quintais e as casas estão bem conservados? Você vê sinais de abandono ou vandalismo, como prédios fechados e pichações? Há muitas pessoas por aí ou a área parece abandonada? Muitas casas parecem estar à venda? Idealmente, você deve visitar o mesmo lugar em horários diferentes do dia para uma imagem completa da vazante e do fluxo da vida local.

É importante observar que muitas vezes você não precisa andar muito para encontrar condições totalmente diferentes, então sua escolha pode não afetar muito seu estilo de vida ou tempo de deslocamento. Comunidades e bairros desejáveis ​​e indesejáveis​​geralmente são separados por nada mais do que um parque, via pública ou zona industrial.

5. Procure áreas com várias opções de deslocamento

Se você está sendo realocado pelo seu empregador ou está se mudando para um novo emprego, provavelmente restringirá sua busca por moradia a áreas que ofereçam o equilíbrio ideal de transporte rápido e conveniente e aluguéis ou valores residenciais acessíveis. Para muitas pessoas, isso significa bairros ou comunidades periféricas próximas às principais rodovias que se conectam a grandes centros de empregos, como centros urbanos e parques comerciais suburbanos.

Mas mesmo se você estiver planejando se deslocar de carro na maior parte do tempo, considere se os bairros candidatos também têm acesso a outras formas de transporte público. Isso é especialmente importante se seu deslocamento diário envolver muito trânsito.

Alternativamente, o transporte ativo, como caminhada, corrida ou bicicleta, pode maximizar a produtividade do seu trajeto e economizar dinheiro em gás, academia e desgaste do veículo. Procure bairros com amenidades – como calçadas largas e ciclovias protegidas – que permitem que você ande de bicicleta, caminhe ou corra para trabalhar com segurança, e isso é muito possível de se encontrar em Florianópolis.

6. Busque rotas eficientes para deslocamento

Um trajeto diário mais curto, ou pelo menos mais produtivo, provavelmente estará no topo de sua lista de preocupações com transporte. Mas seu trabalho não é a única obrigação ou atividade que o tira de casa diariamente ou semanalmente. A compra de alimentos é uma consideração importante, assim como a proximidade de uma academia, academia ou parques adequados para recreação ao ar livre. Se você é um pai solteiro ou uma família com dois salários e filhos pequenos, pode ser necessário encontrar uma creche adequada. E dependendo do seu estilo de vida, você pode querer ter outros recursos disponíveis também, como restaurantes, mercados de fazendeiros e butiques.

Independentemente da combinação exata e do seu principal meio de transporte, concentre-se nos bairros que reduzem o número e a frequência das viagens que você precisa fazer para alcançar esses recursos e obrigações. Se você tem uma rotina diária previsível – digamos que você sai de casa, deixa as crianças na creche ou na escola, vai trabalhar, pega as crianças, vai ao supermercado e volta para casa – você deve considerar um local que permita acertar cada parada enquanto viaja na mesma direção.

7. Estude a localização e topografia da área

As características físicas do terreno em sua nova vizinhança podem ter um impacto surpreendentemente poderoso em sua experiência geral como residente. Para começar, a topografia pode afetar seu pagamento mensal de financiamento ou aluguel: se você mora em uma colina com uma bela vista de uma cidade, campo, montanhas ou corpo d’água próximo, você certamente vai pagar pelo privilégio.

8. Avalie a qualidade e escolha da escola de seus filhos

Se você tem ou está planejando ter filhos, a disponibilidade de escolas públicas ou particulares de alta qualidade é uma consideração crítica. Dependendo do tamanho dos público escolar em sua nova região, encontrar um local de melhor qualidade pode exigir uma mudança de apenas uma ou duas avenidas.

Agora, se você não tem filhos em idade escolar ou em breve (ou não tem planos imediatos de ter filhos), alugar ou comprar em uma zona escolar de menor qualidade e custo mais baixo nas proximidades pode dar mais fôlego financeiro às suas negociações por uma compra de casa ou apartamento em Florianópolis.

Gostou destas dicas? Compartilhe este post em suas redes sociais!

*O artigo publicado é de inteira responsabilidade de seus autores. 
As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do 50emais.com.br

Deixe um comentário





Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais