Ícone do site 50emais

Paraíso sem fiscal

 width=
Essa semana se falou de meio-ambiente por causa da reunião de desesperados pela crise climática que começa em Glasgow, na Escócia. Foto: Internet

Ingo Ostrovsky
50emais

“Não quero sua vacina! Ela é cara e eu sou pobre, mal ganho para saciar a fome, a minha e a das crianças. Vc acha que eu vou gastar meu pouco dinheirinho com essas bobagens?”

Imagina se a gente tivesse que pagar para ser vacinado? Imagina se tivesse dado certo o esquema de corrupção denunciado pela CPI – lembra? um dólar para cada uma das 400 milhões de vacinas?

“Não quero sua vacina” seria um mantra, o grito de guerra da direita e da esquerda, quem sabe até da terceira via! Sem falar no Centrão, aquele ônibus lotado onde sempre cabe mais um desde que queira pagar o bilhete, o jabuti, a jabuticaba… Ou o dízimo, sei lá!

A atual escassez de grana e paciência atinge todas as ideologias. Há pobres diabos com e sem diploma, com e sem emprego, com e sem candidato, com e sem vergonha. A piada da hora no meu insta veio do Detran: quem fôr pego na blitz da Lei Seca vai ter que explicar como faz para, a um só tempo, conseguir grana para comprar gasolina e cerveja. “Se beber, não dirija” deixou de ser uma frase apenas educativa, é o retrato da nossa economia de mercado. O paraíso sem fiscal é aqui.

Haja coração!

Essa semana se falou de meio-ambiente por causa da reunião de desesperados pela crise climática que começa em Glasgow, na Escócia. Convenhamos: os escoceses são mais famosos pela qualidade da água local – que lá se chama Scotch – do que por sua política anti-emissões! Nosso mandatário não vai, já sabemos que ele prefere leite condensado. A melhor explicação – de longe – para a ausência na COP 26 do nosso principal motoqueiro veio do vice-presidente: “vão jogar pedras nele”. Pedras escocesas, já imaginou?.

Governo bom é o que não desce pro play se não sabe brincar.

Foi também uma semana de preciosas informações financeiras: os bancos – todos – tiveram lucro; a Petrobrás teve lucro; Elon Musk, aquele dos foguetes e carros elétricos, teve lucro; o Facebook teve lucro; a Ambev teve lucro; quem apostou em juro alto teve lucro; quem queimou floresta teve lucro; quem garimpou em terra indígena teve lucro…

Tá reclamando do quê?

E teve também uma longa e penosa discussão sobre o beijo que ainda não aconteceu. Os americanos – sempre eles – vazaram uma informação explosiva: o filho do Clark Kent – aquele mocinho de terno que se transforma em Super Homem – vai se descobrir bi-sexual e – criptonita pura – vai beijar outro homem. Deu ruim pros homofóbicos que se escandalizaram com esse beijo-to-be.

Uma semaninha inesquecível também se você é brasileiro e pleiteia uma ajuda da Lei Rouanet para seu projeto cultural. Um decreto do responsável pela aprovação dos incentivos fiscais nos lembrou que menino usa azul e menina usa rosa. Não pode mais misturar.. Na sua petição use “todos” ou “todas”. Se usar “todes”, a grana não sai!

Clique aqui para ler outras Crõnicas de Domingo, de Ingo Ostrovsky.

Sair da versão mobile