fbpx

Plante romã e atraia prosperidade o ano inteiro

Por Maya Santana
A fruta está associada a ritos e simpatias para atrair a prosperidade no Ano Novo

A fruta está associada a ritos e simpatias

Antes de ler o artigo do Uol sobre como plantar a romã, aqui está uma simpatia para manter a carteira sempre com dinheiro ao longo do ano. Hoje, Dia de Reis, 6 de janeiro, pegue uma romã e retire 9 sementes, pedindo aos três Reis Magos, Baltasar, Belchior e Gaspar, que nesse ano que se inicia você tenha muita saúde, amor, paz, dinheiro. Depois, pegue 3 das nove sementes e guarde num saquinho.Essas sementes ficarão dentro da carteira para nunca faltar dinheiro. As outras 3 você engole e as últimas três que sobraram você joga pra trás, fazendo o pedido que desejar. Quem faz a simpatia garante que é “infalível.”

Leia o artigo sobre o plantio da romã:

A romã – Punica granatum – é uma fruta originária do continente asiático, mas largamente cultivada em países do Mediterrâneo. Prefere condições tropicais, ou seja, pleno sol, irrigação e solo fértil e não tolera sombreamento contínuo ou encharcamento.

Originária da Ásia

Originária da Ásia

Como tem porte baixo, rápida frutificação, rusticidade e resistência a pragas e doenças, é presença comum em pomares domésticos, quintais e jardins. Também pode ser plantada em vasos como espécie ornamental, pois possui flores vistosas. Resumindo: a romã é uma espécie completa e, de quebra, está associada a ritos e simpatias para atrair a prosperidade no Ano Novo.

Normalmente as mudas são produzidas a partir de sementes e, neste caso, os exemplares começam a produzir após um ano e meio. Já pela propagação através de enxerto ou por enraizamento de ramos, a frutificação é precoce e garante que as plantas filhas sejam muito semelhantes à matriz. No Brasil, a romãzeira pode ser plantada em qualquer época do ano. Para propagar as sementes, procure frutos graúdos, bem coloridos e maduros. Extraia as sementes, lave-as em água corrente e retire a polpa. Deixe secar sobre folhas de jornal à sombra e revolva-as periodicamente para não grudarem e secarem de maneira homogênea.

Leia também:
Benefícios da romã vão muito além das simpatias

Após cerca de dois dias, as unidades podem ser semeadas em saquinhos ou caixinhas de leite furadas na parte inferior e preenchidos com substrato e/ou solo. Coloque de duas a três sementes por recipiente a um centímetro de profundidade e regue diariamente. Quando as mudinhas atingirem a média de dez centímetros, faça a seleção das mais vigorosas e descarte as demais. O transplante (para solo ou vaso) deve ser feito quando as mudinhas atingirem de 30 a 50 cm, após quatro a seis meses da semeadura. Clique aqui para ler mais.

close

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todas as semanas

Prometemos que nunca enviaremos spam! Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais