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Por que é melhor chupar a laranja do que tomar suco o da fruta

Por Maya Santana
O suco de laranja tem um alto valor calórico e muita glicose

O suco de laranja tem um alto valor calórico e muita glicose

Eu simplesmente adoro suco de laranja. De todos os sucos, é o que eu mais gosto. Esta manhã, por coincidência, o meu espremedor estragou, pouco antes de eu ler esse artigo publicado no Correio Braziliense, dizendo o seguinte: “Durante o preparo na forma de suco perdemos boa parte das fibras e dos nutrientes da fruta. Um simples corte feito a faca já compromete a oferta de nutrientes. O ato de espremer e coar, então, nem se fala.” Vou ter que repensar o meu hábito de tomar vários copos de suco de laranja por dia.

Leia o artigo:

Aliado ou vilão? O suco de laranja esconde alguns segredos. Por trás da cor viva e da aparência saudável, a bebida tem um alto valor calórico e muita glicose — e olha que tem gente que ainda adoça. “É um erro, pois a fruta já tem a quantidade de açúcares necessários. Na preparação de todos os alimentos, não recomendamos a adição de sal nem a de açúcar”, explica o nutricionista Clayton Camargos, PhD pela Universidade de Barcelona.

Suco laranja

A fruta em si tem um valor nutricional muito importante, com grandes quantidades de vitamina C e alto índice de energia. Além disso, auxilia na imunidade, protege o coração e contribui para a formação da hemoglobina. “A laranja é antioxidante, faz bem para a saúde dental, a gengiva e ajuda nos quadros de hemorragia”, acrescenta Clayton Camargos. Ainda segundo o profissional, não existe alimento bom ou ruim. Depende da quantidade que se consome.

Vale ressaltar que a vitamina C não é produzida pelo organismo, e, em apenas uma laranja por dia, obtemos 100% do que o organismo necessita. Durante o preparo na forma de suco perdemos boa parte das fibras e dos nutrientes da fruta. Um simples corte feito a faca já compromete a oferta de nutrientes. O ato de espremer e coar, então, nem se fala.

Se ainda assim você preferir fazer um suco, beba-o sem demora. Depois de 30 minutos, a bebida começa a oxidar, perdendo o valor nutricional. Guardar na geladeira nem sempre é a solução. “A temperatura pode conservar sabor e aroma, mas não se preserva as vitaminas”, afirma Camargos. Portanto, coma a fruta. E uma só por dia. “Para fazer 240ml de suco, precisamos de 3 a 6 laranjas, é muito para uma pessoa só”, alerta o nutrólogo Allan Ferreira.

Os industrializados não são saudáveis. “Em sucos de caixinha, não tem somente laranja. Há açúcar, corantes e várias outras substâncias não naturais”, detalha Allan Ferreira. Nem os conservados em polpa escapam. “Desde que é produzido, até ir para o mercado e chegar no prato do consumidor é uma perda nutricional muito grande. O processo de degelo inúmeras vezes pode prejudicar”, alerta Clayton Camargos. Clique aqui para ler mais.

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5 Comentários

Carlos 23 de abril de 2017 - 08:28

Assiste um vídeo que condena tomar suco de laranja, por sobrecarregar o fígado, pelo excesso de frutose e ausência ideal de fibras, podendo ocasionar uma cirrose. Neste mesmo vídeo o especialista disse o que tem de pessoas com cirrose sem nunca ter ingerido bebida alcoólica, esse é o motivo. Então tudo em excesso não é interessante, um copo de suco de laranja equivale três a cinco laranja, praticamente sem fibras. Lembrando foi um vídeo que assiste.

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Rose Santos 8 de setembro de 2015 - 18:18

Gostei muito de ler esse artigo. Sou apaixonada por laranja, mas depois dessa informação vou preferir a fruta com moderação. Muito obrigada.

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Sandra 6 de setembro de 2015 - 19:18

Sem saber eu já fazia certo. Sou vidrada numa laranja após o almoço.

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Iraildes Teixeira dos Santos 6 de setembro de 2015 - 18:21

Gostei muito de ler esse artigo eu fazia tudo errado, muito bom aprender é estar bem informado.

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monica minelli 27 de agosto de 2015 - 21:37

Concordo com o nutrólogo Allan Ferreira, comer a fruta é muito melhor do que tomar o suco: evitamos o excesso de açúcar. Não precisamos de tanta glicose. bj

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