fbpx

Porque o abdomen aumenta após a menopausa

Por Maya Santana

Nesta fase, é essencial rever a alimentação e fazer exercícios

Nesta fase, é essencial rever a alimentação e fazer exercícios

Ao contrário da crença popular, a menopausa não causa um aumento de peso e sim da gordura em torno da cintura, segundo estudo da Sociedade Internacional da Menopausa (IMS). O estudo estabeleceu que as mudanças hormonais que ocorrem durante a menopausa não teriam relação com um aumento de peso.

“É um mito que a menopausa faça com que a mulher aumente de peso”, afirmou a principal autora da pesquisa, Susan Davis, professora da Universidade de Monash, de Melbourne, Austrália.”Na realidade, isso é apenas uma consequência dos fatores ambientais e do envelhecimento. Mas não há dúvida de que o aumento da massa abdominal do qual muitas mulheres se queixam na menopausa é real”, afirmou.

“Essa é a resposta do corpo à queda dos estrogênios na menopausa, uma mudança do armazenamento de gorduras nos quadris e na cintura”.A pesquisa publicada na revista Climacteric revisa os estudos realizados sobre o tema entre 1966 e 2012.

É uma gordura feia e chata de ser eliminada

Segundo estes estudos, as mulheres ganham em média 0,5 kg por ano a partir dos 50 anos, mas apresentam um rápido aumento da gordura abdominal no terceiro ano depois da menopausa. As mesmas mudanças são observadas entre as mulheres de diferentes regiões do mundo. Nos Estados Unidos, em 2008, a obesidade abdominal afetava 65,5% das mulheres de 40 a 59 anos e 73,8% das mulheres com mais de 60 anos.

O acúmulo de gordura abdominal representa um aumento do risco de diabetes e principalmente de doenças cardiovasculares, principal causa de morte entre as mulheres na pós-menopausa.

“As mulheres devem controlar seu peso antes que se converta num problema, e se não se preocuparem com isso antes da menopausa, devem fazê-lo quando esse período chegar, ou seja, cuidar de sua dieta e fazer mais atividade física”, recomendou o presidente da IMS, Tobie de Villiers. Fonte:www.uai.com.br

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

dezenove − 1 =

3 Comentários

Avatar
Roseli 26 de dezembro de 2018 - 16:20

Tenho essa gordura maldita na cintura abdômen. Estou horrível depois da menopausa. Não posso repor hormônio. Preciso de alguma dica para começar eliminar essa gordura ruim prejudicial a saúde e para aparência pois não há roupa que se coloque que fique boa.
Por favor me ajudem a eliminar

Responder
Avatar
ezilene mendes de sousa costa 14 de maio de 2014 - 23:59

o convenio podia fazer este ti´po de cirurgia e não faz, o preço q cobram, acho uma falta de consideração com seus colaboradores e hospitais. clinicas etc…. ja tentei fazer e não aceitaram a cirurgia, isso ajudariam muito as mulheres.

Responder
Avatar
elisabete de oliveira 14 de maio de 2014 - 15:37

Que pena , é dificil queimar essa gordura , eu a tenho ha dois anos quando deu inicio a menopausa, faço atividade fisica todos os dias , e nada.. tem mais alguma dica ??

Responder