Porque açúcar mascavo é muito melhor que branco

O mascavo não leva produtos químicos e possui mais nutrientes, vitaminas e minerais
O mascavo possui mais nutrientes, vitaminas e minerais

Dê uma olhada para você ver como é interessante este artigo publicado pelo site bolsademulher.com.br sobre a diferença entre o açúcar branco e o mascavo. Esse último faz muito mais bem à saúde do que o branco, que leva produtos químicos e, no processo, perde quase todos os seus nutrientes.

Leia o artigo:

O açúcar mascavo nada mais é do que a versão “bruta” do açúcar refinado comum. Ambos partem da mesma origem: a cana-de-açúcar. Depois de extraído o caldo da raiz e, posteriormente, os flocos de açúcar, obtém-se o açúcar mascavo. A partir daí, se o tratamento continuar, a substância passa por um processo químico de refinamento e branqueamento, gerando o conhecido açúcar granulado branco.

Adoça tanto quanto o branco
Adoça tanto quanto o branco

Nesta última etapa do procedimento, é retirada grande parte dos nutrientes, vitaminas e sais minerais do alimento, ao mesmo tempo em que são adicionados produtos químicos, como conservantes. Por esse motivo, a opção é considerada menos saudável e nutritiva do que a versão bruta.

Assim como acontece com quase todos os alimentos integrais, em termos de calorias, o açúcar mascavo não apresenta uma vantagem muito grande em comparação ao refinado. Enquanto o primeiro possui 90 kcal em 100 g de produto, o segundo apresenta uma quantidade apenas um pouco maior: 99 kcal.

Entretanto, em termos de saúde, a primeira opção ganha em disparado. Ela possui mais nutrientes, vitaminas e minerais, além de fibras, proteínas, cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio e outras propriedades benéficas.

Já o açúcar branco, após passar pelo processo de refino, perde quase todas essas características, tornando-se um carboidrato vazio – ou seja, apresenta calorias sem nenhum valor nutricional benefício. Não apenas isso, mas o produto pode, inclusive, ser prejudicial ao corpo, já que alguns dos componentes químicos que são adicionados a ele podem causar câncer.

Quem quer emagrecer não deve consumir nenhum dos dois tipos, já que ambos são calóricos. A melhor opção são os adoçantes do tipo steviosídeo ou xilitol ou o xarope de ágave, que possui menor tero glicêmico e sabor bastante doce. Diabéticos também não devem consumir o açúcar mascavo.

close

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todas as semanas

Prometemos que nunca faremos spam! Dê uma olhada em nossa Política de Privacidade para mais informações.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 8 =

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo