Portugal está oferecendo isenção de imposto para aposentados estrangeiros, em uma campanha na Europa para atrair cada vez mais idosos para viver no país.
Em 2013, o governo português, em plena crise financeira, criou o status de “residente não habitual”, que permite ao aposentado estrangeiro ser exonerado de taxação fiscal durante dez anos.
Para isso, a pessoa precisa permanecer pelo menos seis meses por ano no país sem exercer atividade lucrativa; alugar ou comprar um imóvel e não ter sido residente fiscal em Portugal nos cinco anos anteriores.
Empresas e alguns bancos portugueses fazem campanha em vários países europeus, propagando as vantagens de se beneficiar do exílio fiscal num país com clima bom e custo de vida barato.
Embora alguns críticos insistam que a politica portuguesa nesse caso é um erro, outros analistas notam que a chegada de aposentados estimula o mercado imobiliário, ativa certos comércios em pequenas cidades e atrai outros visitantes mais tarde.
A oferta de Portugal visa atrair também os aposentados de renda média. E está chamando tanto a atenção que foi manchete de primeira página domingo no jornal Le Matin, o mais popular da Suíça de língua francesa.
Um argumento sólido é de que um aposentado com renda média pode alugar um apartamento de dois quartos por 500 euros (R$ 1.552) por mês em algumas regiões de Portugal.
A oferta seduziu inicialmente os franceses, submetidos a forte taxação. Agora, a expectativa é de que suíços também comecem a tomar o rumo de Portugal.
Isso acontece justamente quando a Suíça, um dos países mais ricos do mundo, vai ter votação popular para decidir se acaba com o chamado “forfait fiscal” — acordo de redução de imposto para ricos que vêm morar no país —, no dia 30 de novembro.
Como destaca o Le Matin, além de Portugal há outros países criativos na tentativa de atrair estrangeiros com uma certa renda.
O Reino Unido oferece um status ao estrangeiro que permite que a pessoa exerça uma atividade lucrativa. Mas esse esquema é sobretudo para quem tem muito dinheiro.
A Áustria tem tratamento fiscal preferencial para quadros dirigentes ativos nos setores de ciência e pesquisa, e para artistas e esportistas que vão morar no país.
A Bélgica taxa fortemente a renda do trabalho, mas não tem imposto sobre a fortuna nem sobre os ganhos de capital.
Reportagem publicada no Valor Econômico.
12 Comentários
[…] https://www.50emais.com.br/portugal-oferece-beneficios-para-atrair-estrangeiro-aposentado/ […]
Gostaria de ir morar em Portugal. Sou professora de Inglês /português e estou aposentada . Minha renda é de $3.000,00 fora renda de apartamentos alugados aqui
Boa tarde, gostaria de saber se pode me ajudar.
Sou aposentado do governo de São Paulo, se eu for para Portugal, o dinheiro da minha da minha aposentadoria cai direto no me banco la em Portugal? Pago alguma tarifa por isso? Ou o dinheiro cai na minha conta aqui no Brasil e depois tenho que transferir?
Oi sou do Rio de Janeiro sou aposentada tenho vontade de morar em portugal como faço?
É necessário ter dupla cidadania para um aposentado morar em Portugal.
EXCELENTE PARA OS APOSENTADOS.
QUE MARAVILHA ESTA OPORTUNIDADE
PARA NÓS, OBRIGADO E MUITA PAZ
VITOR LUZ
Boa tarde.
Eu já tinha lido a respeito, mas fiquei com medo de ser algo ilegal. 🙂
Tem algum site para maiores informaçoes?
Grata
Gostaria de ser escolhida. Sou aposentada no governo Estadual de Minas Gerais.
Quem diz que Portugal recebe bem os brasileiros e os trata bem realmente não conhece este país . .
Tem lugares lindos e segurança e uma gastronomia divina
Obrigada
Informe um Link de Ap pra alugar em Portugal
otimo
Portugal é lindo, maravilhoso. Os portugueses tratam os brasileiros com amor, quase com devoção. A continuar esta roubalheira e pouca vergonha (para não dizer nenhuma) que está nosso pais, seria maravilhoso viver ” na Santa Terrinha”.Plagiando a propaganda do “TIGRE”, Não.