Preconceito contra mais velhos, sobretudo mulheres, está vivo

Maya Santana, 50emais
Foi só Madonna publicar no Instagran uma foto mostrando parte de seu corpo sexagenário nu para que começasse a polêmica. O que pode expor de seu corpo e o que não pode uma mulher de mais de 60? Há exatos cinco anos, a atriz Beth Faria, então com 71 anos, apareceu na praia do Leblon usando biquíni. Sofreu todo tipo de deboche e provocação nas redes sociais, “acusada” de estar velha demais para usar roupa de banho tão exígua. No caso de Madonna, a cantora está acostumada a uma polêmica. Mas o episódio mostra, mais uma vez, que há preconceito contra quem passou dos 60 e ousa, se exibe.
Leia o artigo de O Globo:
Madonna, aquela que já beijou um santo católico e ateou fogo em cruzes, que simulou masturbação no meio dos shows e que cantou o sadomasoquismo e o sexo sem pudores, recentemente causou polêmica de novo. Ao compartilhar uma foto em que estava nua, sem produção e sem retoques (havia apenas uma tarja cobrindo seus mamilos), a cantora de quase 60 anos recebeu uma chuva de críticas. Não que sua nudez fosse alguma novidade. De seios ao vento, ela encerrou o desfile do amigo Jean Paul Gaultier em 1992, por exemplo. O problema, segundo os que são contra, seria o fato de ela ser uma “senhora” que “deveria se dar ao respeito”, que aquilo era “patético” e “vergonhoso”. A reação gerou uma onda de debates sobre etarismo (ou gerofobia). Em outras palavras, o preconceito contra pessoas mais velhas, especialmente as mulheres.

Para a cientista social e ativista do feminismo Mariana Varella, de 44 anos, a ideia de mulher no imaginário coletivo é sempre muito jovem. Ela lembra que, na ficção, personagens masculinos de 60 anos se envolvem com mulheres bem mais novas, de 20, 30, e isso não causa espanto.
— O contrário não é bem visto. Às mulheres, não é permitido viver a velhice — analisa. — A mulher mais velha não costuma ser representada como uma pessoa capaz de produzir intelectualmente, com vida sexual ativa, que se diverte.
As pessoas acham que a mulher envelhece e deixa de ser quem ela é, deixa de gostar do que ela gosta, observa Mariana:

— Madonna sempre foi provocadora e contestadora, achar que ela envelheceu e vai virar uma senhorinha é muita ingenuidade.
Nas redes sociais, o surgimento de influencers da terceira idade (ou à beira dela) vem chamando a atenção. É o caso de Beth Djalali, de 59 anos, a @styleatacertainage, Sarah-Jane Adams, de 62, a @saramaijewels, e Dorrie Jacobson, de 82, a @seniorstylebible.
— Eu posso estar nos meus 80 anos, mas ainda consigo sustentar um par de calças justas de couro e salto agulha — diz Dorrie.
Ex-coelhinha da “Playboy”, com 21,3 mil seguidores no Instagram, ela percebe que algo está mudando na sociedade, que as mulheres estão envelhecendo de uma maneira muito diferente da geração anterior:
— Não estamos sentadas numa cadeira tricotando sapatinhos para nossos netos. Estamos por aí gerenciando negócios, correndo maratonas, saindo com pessoas que conhecemos na internet, nos divertindo. Não vamos permitir que a sociedade faça com que nos sintamos invisíveis.

Designer de joias inglesa radicada na Austrália, Sarah-Jane Adams acredita arrebanhar 163 mil seguidores em seu Instagram, no qual publica fotos diárias de seus looks extravagantes, justamente por sua “atitude”:
— Em qualquer idade, é muito mais importante entender sobre si mesmo e ser feliz do que se preocupar com o que os outros pensam ser apropriado sobre o seu comportamento. Sugiro que as pessoas olhem para dentro e não para fora, buscando aprovação. Minha idade não tem nada a ver com a minha atitude.
Escritora, casada há 34 anos, mãe de três filhos e dona de dois gatos e um cachorro, Beth não está nem aí para a turma que patrulha seu figurino. E faz sucesso no Instagram, com 45,4 mil seguidores que acompanham dia a dia seus looks.
— Mas alguns criticam quando minhas saias estão curtas, que “jeans justos, não”, que cabelo grisalho me envelhece — conta. — Há uma lista circulando que diz o que uma mulher da minha idade não deve fazer. Quem criou essas regras? Nunca recebi o memorando com todos esses certos e errados. Se tivesse recebido, teria rasgado e jogado fora.
Olá tenho lutado contra o preconceito pois nas lojas as moças enchem a boca pra me chamar de senhora. Tenho 50 e não gosto de roupa de senhora sou magra e gosto de jeans e camiseta e ali star . Fica todo mundo me olhando como se fosse um Et. Tenho amigos até bem mais velhos que saem pra curti rock e nem esquentam. Espero que esse preconceito acabe ..
Todo mundo tem direito de ser feliz . A pessoa não tem culpa se chegou primeiro no nosso planeta .. quem tem mais idade deveria ser mais valorizado e mais livre afinal que mal há em se fazer o que se gosta, namorar , dançar porque não né….