Qual deles será o melhor candidato para o Brasil?

Por Maya Santana
Serão três semanas que os dois terão para convencer quem é melhor para o Brasil

Serão três semanas que os dois terão para convencer

Depois dos resultados surpreendentes das eleições presidenciais, mostrando que Dilma Rousseff(PT), 66, e Aécio Neves(PSDB), 54, vão se enfrentar no segundo turno, no próximo dia 26, o jornal El País publicou artigo traçando os perfis dos dois candidatos, ambos nascidos em Minas Gerais.

Leia “A guerrilheira durona que chegou à presidência:

Foi numa reunião com outras 15 pessoas incumbidas de decidirem os rumos do programa energético do então candidato à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, que Dilma Rousseff chamou a atenção do metalúrgico. Em meio a especialistas da área, a economista de 53 anos, secretária de energia do Rio Grande do Sul, chegou ao encontro munida de um computador que ela acionava conforme os dados eram necessitados pelos presentes. A “objetividade e o alto grau de conhecimento” impressionaram Lula, que relatou ter visto ali um certo “jeito de ministra”.

Candidata do PT

Candidata do PT

Longe dos holofotes das disputas partidárias, Rousseff não era um nome óbvio para ocupar cargos de importância após a vitória de Lula em 2002. Por isso, a decisão do sindicalista de colocá-la a frente do Ministério de Minas e Energia causou surpresa. O órgão era responsável por um dos principais programas da gestão petista, o Luz para Todos, e ela o assumia logo após a crise do apagão energético, que fulminou os tucanos no final do Governo de Fernando Henrique Cardoso. “Havia quem pensasse que esse ministério era coisa de homem. Mas vamos provar que ele pode ser liderado por uma mulher”, disse Lula ao anunciá-la. Clique aqui para ler mais.

De ‘playboy’ a alternativa ao PT

Até pouco tempo atrás, Aécio Neves da Cunha, de 54 anos, transmitia a imagem de um autêntico playboy. Mineiro que mora no Rio de Janeiro há mais de 15 anos, sempre foi um habituè de eventos sociais badalados, onde se posicionava como uma das celebridades presentes. O candidato do PSDB, ex-governador de Minas Gerais, oriundo de uma família de forte tradição política, começou na vida pública aos 21 anos, como secretário pessoal de seu avô Tancredo Neves enquanto governador (1981-1984). Mas chegar a ser considerado um candidato potencial pelos membros de seu partido – que tem uma forte ala pró-José Serra – não foi uma tarefa fácil. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que hoje lhe apoia, foi um dos que sugeriu que enquanto ele não mudasse sua postura em sua vida privada, dificilmente conseguiria o apoio necessário para sua candidatura.

Candidato do PSDB

Candidato do PSDB

De fato, se casou recentemente com uma modelo, Letícia Weber, com quem teve um casal de gêmeos este ano. Para reforçar sua nova imagem de homem tradicional e de família, batizou os recém-nascidos há quatro dias atrás na catedral de São João del Rei, construída em 1721 na cidade do avô Tancredo, no interior de Minas. Outra prova de seu esforço de mudança de imagem são os vídeos publicados em sua página no YouTube, que além das gravações de campanha apresentam momentos vividos com a família na cidade interiorana mineira de Cláudio, seu refúgio, que chegou a chamar de “meu Palácio de Versalhes”, segundo uma reportagem da revista Piauí publicada em junho. Clique aqui para ler mais.


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais