Qual é o alimento que contém mais vitaminas?

Por Maya Santana
Fígado de boi é fonte de nove dos 11 tipos de vitamina

Fígado de boi é fonte de nove dos 11 tipos de vitamina

A resposta certa é fígado. O de boi já foi classificado de superalimento e é altamente recomendado pelos nutricionistas. Mas antes de consumir, é preciso prestar atenção pois o fígado de um animal novo é teoricamente mais saudável por ter acumulado menos toxinas como pesticidas, hormônios e antibióticos que podem estar presentes em maior quantidade no fígado de um animal mais velho. Na Europa, o fígado de boi é considerado uma iguaria, e o Fígado à Veneziana é um dos pratos mais famosos da culinária de Veneza. Gosto muito de bife de fígado acebolado. Quando bem feito, porque o fígado tem os seus truques, é um alimento delicioso.

Leia o artigo publicado pela revista Super Interessante:

O campeão é mesmo o fígado, não importa se de galinha ou de boi. Uma das principais fontes de nove dos 11 tipos de vitamina, essa carne só não contém a C e a E. Em segundo lugar, vêm os ovos em geral, com sete diferentes vitaminas. Ainda assim, os nutricionistas consultados advertem que esse enfoque “competitivo” não deve influenciar a dieta de ninguém – ou seja, comer bife de fígado e omelete todos os dias jamais eliminaria a necessidade de outros alimentos e nutrientes. “Não há carne, fruta ou legume que inclua todas as vitaminas e sais minerais, por isso é necessário ter uma alimentação balanceada, variada e saudável”, afirma Hilary Menezes, professora do Departamento de Engenharia de Alimentos da Unicamp.

Saiba mais sobre as vitaminas:

Vitamina – A
Benefícios – Essencial para o crescimento e para a saúde da boca, do nariz, dos ouvidos, dos olhos e do pulmão
Principais fontes – Óleo de fígado de bacalhau, fígado, gema de ovo, manteiga, margarina, vegetais verdes ou amarelos

Essencial para a saúde da boca, do nariz, dos ouvidos, dos olhos e do pulmão

Essencial para a saúde da boca, do nariz, dos ouvidos, dos olhos e do pulmão

Vitamina – B ou PP
Benefícios – Contribui para o bom funcionamento do aparelho digestivo
Principais fontes – Levedura (fungo agente de fermentação, usado na fabricação de pães e de cerveja), fígado, carne, legumes, cereais, ovos

Vitamina – B1
Benefícios – Estimula o apetite e auxilia no bom funcionamento dos músculos e do sistema nervoso
Principais fontes -Levedura, carne de porco, fígado, cereais, legumes, nozes

Vitamina B2
Benefícios – Fundamental para a respiração celular e para a coordenação motora
Principais fontes – Leite, queijo, fígado, carne, ovos, cereais

Vitamina B6
<strong>Benefícios</strong> – Mantém a pele saudável
Principais fontes – Levedura, fígado, carnes, cereais, peixe, legumes

Vitamina B12
Benefícios – Participa do desenvolvimento de glóbulos vermelhos no sangue
Principais fontes – Fígado, carne, ovos, leite e derivados (iogurte e queijo)

Vitamina – Biotina
Benefícios – Atua no metabolismo (transformação química e energética) de aminoácidos e gorduras
Principais fontes – Fígado, gema de ovo, levedura, couve-flor, legumes, nozes. Clique em http://zip.net/bglLbS para ler mais.


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1 Comentários

moacir 1 de setembro de 2018 - 19:32

alimentos bom de vitaminas que esteja no alcance de todos.

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