fbpx

Quatro hábitos que ajudam a acelerar o envelhecimento

Por Maya Santana

Além de engordar, o doce afeta o colágeno da pele

Além de engordar, o doce afeta diretamente o colágeno da pele

Das quatro atividades listadas neste pequeno artigo de O Globo como gatilhos para um envelhecimento mais rápido, a que mais me preocupa é a sobremesa. Há tempos venho me prometendo por um fim ao doce saboreado todos os dias, logo após o almoço. Nunca em grande quantidade, mas com regularidade. A força de vontade fraqueja e, quando dou por mim, já estou degustando um pedaço de pudim, um manjar branco (delicioso, como aconteceu ontem), ou algo com chocolate. Vou reforçar a minha a minha disposição e, a partir de hoje, deixo de lado a sobremesa. Um sacrifício em nome de um viver melhor.

Leia o artigo:

Ser multitarefas
Fazer muitas coisas ao mesmo tempo é uma das exigências da vida moderna, mas estressa. Vários estudos relacionam os gatilhos de estresse crônico à liberação de radicais livres – moléculas instáveis que danificam as células e são responsáveis pelo envelhecimento.

Comer sobremesas
Além de fazer engordar, as moléculas de açúcar internamente se ligam a fibras de proteína em cada uma das nossas células. Este processo, chamado glicação, afeta o colágeno da pele e pode resultar em perda de tônus da pele, manchas escuras ao redor dos olhos, inchaço, aumento de rugas e perda do contorno facial.

Dormir menos de cinco horas e com o rosto no travesseiro
Dormir pouco está relacionado a uma menor expectativa de vida, segundo pesquisas recentes. E dormir com o rosto amassado no travesseiro favorece o aparecimento de rugas. Isto acontece porque o colágeno da face fica mais fraco com a idade. Ao friccionar o rosto no travesseiro a pele vai ficando marcada, e isso pode se tornar permanente.

Cortar gordura da dieta
Alguma gordura é necessária para manter a aparência jovem, e isso pode ser conseguido através dos alimentos ricos em ômega 3, como peixes gordurosos (salmão e cavalinha) e algumas castanhas (nozes e sementes de linhaça), que mantêm a pele macia e sem rugas e ajudam o bom funcionamento de coração e cérebro.

close

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todas as semanas

Prometemos que nunca enviaremos spam! Leia nossa Política de privacidade para mais detalhes.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

dezesseis − cinco =