fbpx

Quem envelhece melhor: o homem ou a mulher?

Por Maya Santana

Um mito achar que eles envelhecem melhor do que elas

Um mito achar que eles envelhecem melhor do que elas

Mirian Goldenberg

Na minha pesquisa sobre corpo, envelhecimento e felicidade, 38% das mulheres e 25% dos homens entrevistados disseram ter medo de envelhecer. Ambos os sexos temem as mesmas coisas em relação ao envelhecimento: doenças, limitações físicas, dependência, necessidade de dar trabalho aos outros, perda de memória, solidão, abandono, desrespeito, falta de dinheiro e morte.

Só os homens, no entanto, mencionaram o medo de ficar sem emprego na velhice, de ter arrependimentos, de frustrações, ficar inútil, chato ou deprimido. Quando perguntei: “Quem envelhece melhor: o homem ou a mulher?”, os pesquisados de todas as faixas etárias afirmaram que os homens envelhecem melhor do que as mulheres.

Um único grupo afirmou que as mulheres envelhecem melhor do que os homens. Esse grupo específico acredita que os homens ficam mais dependentes de outras pessoas do que as mulheres na velhice, têm mais problemas de saúde, morrem mais cedo, bebem mais, comem mal, são sedentários, ficam deprimidos depois da aposentadoria, têm menos amigos, não sabem aproveitar o tempo livre etc.

Que grupo seria esse, afinal, que se diferencia de todos os demais? Curiosamente, apenas as mulheres de mais de 60 anos acreditam que os homens envelhecem pior. Justamente aquelas que já envelheceram negam a crença que sempre alimentaram: a de que o envelhecimento masculino é melhor do que o feminino. A experiência concreta da velhice prova que elas estavam completamente enganadas. Leia a íntegra do artigo da antropóloga  mirian Goldenberg em folha.com.br

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

doze + 6 =