fbpx

Quer cabelos mais naturais? Abandone o shampoo

Por Maya Santana

Rute é uma das que aderiram ao movimento: não usa shampoos

Rute é uma das que aderiram ao movimento: não usa shampoos

O Brasil está entre os países que mais consomem cosméticos. E esta notícia deve estar preocupando a indústria da beleza: um número cada vez maior de pessoas, principalmente mulheres, está deixando de usar shampoo na hora de lavar os cabelos. É um movimento que vem crescendo e arrebanhando cada vez mais adeptos.

Leia este artigo do portal Uai sobre as razões de o shampoo estar sendo deixado de lado:

Uma das técnicas mais polêmicas dos últimos anos é o “no poo”. Ao pé da letra, sem xampu — adeptos menos radicais optam pelo “low poo”, que ainda usa um pouco de xampu. “Os seguidores da prática acreditam que os produtos convencionais removem os óleos naturais produzidos pelas glândulas sebáceas presentes no couro cabeludo e que existe um efeito rebote de maior produção de óleo por essas glândulas, causando um círculo vicioso que tornam necessárias mais lavagens para remover o excesso de óleo”, explica a tricologista Alessandra Juliano.

O método como é feito hoje foi criado por Lorraine Massey, autora do livro Curly girl (Garota encaracolada). A cabeleireira viajou o mundo todo e reparou que cabelos cacheados existem em todo lugar — e quase ninguém sabe cuidar deles com sucesso. O livro, de 2011, é quase um manifesto sobre como se libertar dos cosméticos que fazem mal aos fios. Lorraine também criou uma linha de produtos que encaixa em seus ensinamentos. Nada de sulfatos, silicones insolúveis, parafinas e óleos.

Lorraine Massey é a criadora da tendência

Lorraine Massey é a criadora da tendência

Algumas seguidoras acreditam que o ressecamento causado pelos sulfatos é, na verdade, o começo de um ciclo sem fim. Deficiente, o cabelo pede novas hidratações, tratamentos e produtos. Quando se lava o cabelo com o xampu com sulfato, toda a hidratação é perdida. Com o objetivo de fugir da armadilha, quem opta pelo no ou low poo percebe mudanças já no começo do tratamento.

“O low poo seria mais indicado para pessoas com cabelos crespos ou cacheados, em que a hidratação que vem do couro cabeludo tem dificuldade para chegar até as pontas. Tais práticas devem ser indicadas por profissionais, uma vez que o uso pode desencadear problemas no couro cabeludo e consequentemente queda de cabelo ou agravamento de problemas de dermatite e hiperproliferação de fungos e bactérias”, completa a tricologista. Ela conta que alguns dermatologistas, baseados em estudos, afirmam que uma redução gradual no uso de xampu pode, de fato, reduzir a produção das glândulas sebáceas, resultando em menos óleo nos fios. Clique aqui para ler mais.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

nove − 1 =

1 Comentários

Avatar
tais daltrini 1 de junho de 2015 - 11:56

O que posso usar no lugar do shampoo?

Responder