Saúde

Quer triplicar suas chances de envelhecer bem?

Para se sentir bem, nada melhor do que fazer exercícios físicos
Para se sentir bem, nada melhor do que fazer exercícios físicos

O artigo abaixo foi publicado pela revista Exame e revela o que toda pessoa que faz exercício físico já sabe há muito tempo: a atividade física – caminhada, andar de bicicleta, correr, nadar, usar aparelhos na academia – além de proporcionar um enorme bem estar, é uma espécie de pílula do bem para a saúde: ajuda a evitar pressão alta, problemas cardíacos, depressão, a controlar a obesidade e traz tantos outros benefícios. Sou daquelas que caminha alguns quilômetros todas as manhãs. Sem isso, que me dá enorme prazer, fica mais difícil levar o dia. É a melhor forma de combater desânimo.

Leia o artigo:

A atividade física regular pode triplicar as chances de se envelhecer bem e em forma, de acordo com estudo divulgado nesta terça-feira. Depois de oito anos acompanhando um universo de 3.500 pessoas de 64 anos em média, cientistas britânicos mostraram que aqueles que tiveram uma atividade física regular moderada, ou vigorosa, têm sete vezes mais chances do que as pessoas sedentárias de envelhecer em forma.

Essas possibilidades continuam a se triplicar entre os 10% de ex-sedentários que retomaram os exercícios entre 2002 e 2010, de acordo com o estudo publicado no “British Journal of Sports Medicine”, editado pelo mesmo grupo do “British Medical Journal” (BMJ).

Os cientistas dirigidos pelo doutor Mark Hamer, epidemiologista da University College de Londres, levaram em conta outros fatores principais suscetíveis de influenciar o envelhecimento, como o cigarro, o álcool, o estado civil, ou os recursos financeiros.

Embora não haja consenso sobre o tema, avaliou-se que o “envelhecimento em forma” pode ser definido como a ausência de doença crônica, de déficit cognitivo “importante”, ou de “limitação importante” das capacidades físicas, assim como gozar de boa saúde mental.

“Esse estudo”, concluem, “apoia as políticas de saúde pública tendentes a estimular os idosos a realizar uma atividade física, mesmo em uma idade avançada”.

close

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todas as semanas

Prometemos que nunca faremos spam! Dê uma olhada em nossa Política de Privacidade para mais informações.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 11 =

Botão Voltar ao topo