‘Recado de Primavera’ – para saudar a nova estação

Por Maya Santana
A orquídea na primavera de Ipanema

A orquídea na primavera de Ipanema

“Meu caro Vinicius de Moraes”. Assim o escritor Rubem Braga se dirige ao Poeta, velho amigo, àquela altura já morto, para anunciar a chegada da primavera em Ipanema. Os dois moraram no bairro carioca. Faltando poucos dias para a entrada da primavera, no dia 22, decidi postar novamente esta breve e densa crônica do autor capixaba.”

Leia:

Escrevo-lhe aqui de Ipanema para lhe dar uma notícia grave: A Primavera chegou. Você partiu antes. É a primeira Primavera, de 1913 para cá, sem a sua participação. Seu nome virou placa de rua; e nessa rua, que tem seu nome na placa, vi ontem três garotas de Ipanema que usavam minissaias. Parece que a moda voltou nesta Primavera — acho que você aprovaria. O mar anda virado; houve uma Lestada muito forte, depois veio um Sudoeste com chuva e frio. E daqui de minha casa vejo uma vaga de espuma galgar o costão sul da Ilha das Palmas. São violências primaveris.

O sinal mais humilde da chegada da Primavera vi aqui junto de minha varanda. Um tico-tico com uma folhinha seca de capim no bico. Ele está fazendo ninho numa touceira de samambaia, debaixo da pitangueira. Pouco depois vi que se aproximava, muito matreiro, um pássaro-preto, desses que chamam de chopim. Não trazia nada no bico; vinha apenas fiscalizar, saber se o outro já havia arrumado o ninho para ele pôr seus ovos.

Isto é uma história tão antiga que parece que só podia acontecer lá no fundo da roça, talvez no tempo do Império. Pois está acontecendo aqui em Ipanema, em minha casa, poeta. Acontecendo como a Primavera. Estive em Blumenau, onde há moitas de azaléias e manacás em flor; e em cada mocinha loira, uma esperança de Vera Fischer. Agora vou ao Maranhão, reino de Ferreira Gullar, cuja poesia você tanto amava, e que fez 50 anos. O tempo vai passando, poeta. Chega a Primavera nesta Ipanema, toda cheia de sua música e de seus versos. Eu ainda vou ficando um pouco por aqui — a vigiar, em seu nome, as ondas, os tico-ticos e as moças em flor.


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





3 Comentários

MaGrace Simão 19 de setembro de 2017 - 15:31

Eu tomei minhas providências na semana passada. Pedi para fazer uma boa tosa no meu hibisco, bem de frente do meu quarto e ele sequer esperou o dia certo para dar flores. No dia seguinte começou a me agradecer com as flores vermelhas brotando. Salve a primavera!

Responder
Antonio f reis 23 de setembro de 2014 - 15:19

Belo !!!!!! e eu tive o privilegio de nascer nesta epoca tao linda, e agora de volta ao Brasil,estou vivendo momentos lindos como este, viva a primavera ela chegou ,e eu também ,, bjs …

Responder
Nenez 23 de setembro de 2014 - 13:00

Que lindo!!!!!!

Responder

Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais