Regina Duarte, 66, faz campanha contra pneumonia

Por Maya Santana
A atriz Regina Duarte, madrinha da campanha, gravou o vídeo abaixo

Vacinação após os 50 é tão importante quanto nos primeiros anos de vida

Com o avançar da idade, o sistema imunológico passa por um processo de envelhecimento e declínio da função chamado imunossenescência. Este processo deixa o organismo mais suscetível a uma série de doenças, entre elas a pneumonia e as demais doenças pneumocócicas. Para dar uma ideia da gravidade da pneumonia na maturidade, vale dizer que apenas no mês de janeiro de 2013 a doença foi responsável por 18.671 internações de pessoas até 49 anos via Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil e por 16.462 internações de pessoas com mais de 50 anos. No entanto, a infecção provocou quase sete vezes mais mortes entre os maiores de 50 anos (2.969 óbitos) em relação à população mais jovem (443 óbitos) no mesmo período.

Para alertar a população sobre as doenças pneumocócicas e a importância da prevenção dessas enfermidades após os 50 anos, quatro sociedades médicas brasileiras – Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Associação Brasileira de Imunizações (SBIm), Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), – se uniram para lançar a campanha Previna-se: encare a pneumonia de peito aberto. A iniciativa, que contará com ações educativas e de conscientização, tem a atriz Regina Duarte como madrinha.

— Fiquei impressionada em saber como a pneumonia pode ser grave, principalmente para os adultos com mais de 50 anos. Essa é uma doença que as pessoas não conhecem, não entendem, e pior, não sabem que pode ser prevenida — ressalta a atriz e madrinha da campanha.  A campanha Previna-se: encare a pneumonia de peito aberto pretende estimular essa conversa, ou seja, que as pessoas falem sobre vacinação na vida adulta, especialmente a partir dos 50 anos, quando estamos mais suscetíveis às doenças. E eu espero contribuir muito para que essa conversa sobre vacinação na vida adulta se multiplique. (Fonte: Zero Hora)


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais