Um anúncio de um rímel da Christian Dior foi proibido no Reino Unido por “induzir os consumidores ao erro” ao retocar digitalmente os cílios da atriz que estrela a campanha, a americana Natalie Portman, e mostrar um resultado que não corresponde com a realidade. No anúncio, o texto diz que o rímel provoca um “efeito espetacular de multiplicação do volume, cílio por cílio”.
O órgão regulador de publicidade do Reino Unido, ASA na sigla em inglês) decidiu proibir a campanha depois que uma das marcas concorrentes da Dior na indústria de cosméticos, a L’Oreal, se queixar do anúncio, por “considerá-lo exagerado e fazer com que os consumidores sejam enganados sobre os possíveis efeitos do produto”.
A Dior saiu em defesa do anúncio e assegurou que a atriz não utilizou cílios postiços no comercial, mas reconheceu que os responsáveis pela criação da propaganda usaram Photoshop para aumentar a espessura e o volume dos cílios. A marca alegou também, de acordo com a imprensa britânica, que os consumidores esperam que as imagens usadas em propagandas de produtos de beleza sejam feitas com um estilo profissional.
Porém, a ASA afirmou que não há provas de que o produto possa imitar o resultado que aparece no anúncio, por isso que ele pode “induzir ao erro”. Leia mais em www.estadao.com.br