fbpx

A relação das dores com o frio

Por Maya Santana

È preciso agasalhar bem as extremidades do corpo

È preciso agasalhar bem as extremidades do corpo

Carolina D’Aurea
Fisioterapeuta

Muitas pessoas sentem dores no inverno, principalmente os idosos que possuem alguma doença degenerativa, como artrose. Eles dizem sentir “dor nos ossos”, mas o que dói são os músculos. Os cientistas não sabem explicar os motivos dessa dor, mas existem teorias que explicam de uma maneira fisiológica o que acontece com nosso corpo nessa estação do ano.

Quando praticamos atividade física nosso corpo esquenta, o metabolismo acelera e as glândulas excretam suor. Esse líquido tem a função de regular nossa temperatura, resfriando o corpo. O mesmo acontece quando administramos alguma medicação para febre, por exemplo.

Durante os dias frios, o metabolismo sofre alterações e os músculos e vasos sanguíneos provocam contrações involuntárias para manter o corpo aquecido e facilitar o transporte de nutrientes e oxigênio que chega aos tecidos. Esse encurtamento muscular provoca diminuição da força, restrição leve da amplitude de movimento e espessamento do líquido sinovial, que é responsável por lubrificar e nutrir as articulações. Esse conjunto de fatores provocam as famosas dores do frio.

Não existe tratamento específico para esse tipo de dor, porém podemos preveni-la realizando diariamente exercícios físicos e nos agasalhando com roupas que esquentem principalmente as extremidades do corpo. Os alongamentos são muito eficazes nessa fase, pois além de ativarem o sistema circulatório, promovem o relaxamento das fibras musculares, diminuindo a tensão muscular gerada pelos deliciosos dias de inverno.
(Fonte: Veja)

Notícias Relacionadas

Deixe seu comentário