Renata Campos: quem é ela?

Por Maya Santana
A mulher do ex-candidato a presidência Eduardo Campos faz 48 anos nesta segunda

A viúva de Eduardo Campos faz 48 anos nesta segunda

Maya Santana

Antes mesmo de passar o primeiro impacto da trágica morte do candidato do PSB a presidente da República Eduardo Campos, a menos de dois meses das eleições, o noticiário se encheu de especulações se Marina Silva aceitaria substituir o político desaparecido e sobre quem seria a pessoa que comporia a nova chapa no papel de vice. A imprensa informou que Marina Silva queria que a vaga fosse preenchida por Renata Campos, viúva do ex-governador pernambucano.

“A repórter Daniela Pinheiro, da piauí, tem a informação de que Marina quer Renata Campos, a viúva, como candidata a vice-presidente. Considera que ela, auditora do Tribunal de Contas de Pernambuco, gosta de política e entende de administração pública. Sua candidatura seria também uma maneira de homenagear o marido e manter viva a imagem da família na própria chapa presidencial”, diz um trecho do texto publicado pela revista.

A notícia da escolha de Marina se espalhou e todo mundo começou a se perguntar: quem é Renata Campos? Colhi algumas informações sobre essa mulher praticamente desconhecida fora de Pernambuco que não sai das primeiras páginas dos jornais desde o fatídico 13 de agosto, quando o avião que levava o marido e seus assessores explodiu, desfigurando todos os que estavam em seu interior.

Com o marido e o filho Miguel, nascido em janeiro com síndrome de down

Com Eduardo e o caçula Miguel, nascido em janeiro com down

Os restos mortais do marido foram enterrados neste domingo, um dia antes de Renata completar 48 anos. Ela é sobrinha do escritor Ariano Suassuna, falecido recentemente, tem um diploma de economista da Universidade Federal de Pernambuco e sempre teve um grande envolvimento na vida política do marido, atuando como uma espécie de sua conselheira.

Leia também:
O belo nascimento do menino Miguel
Eduardo Campos: registro aqui o meu pesar

Os dois conversavam muito. Ela o acompanhava nas viagens de campanha. Durante o governo de Eduardo Campos, Renata foi responsável pelo Programa de Artesanato de Pernambuco e também pelo premiado (pela ONU ) programa Mãe Coruja, que busca diminuir a mortalidade materna e infantil no estado.

Segundo o site Rede redebrasilatual.com.br, “discreta, adepta de roupas simples, pouco chamativas, e mãe de cinco filhos, Renata era tida como o grande esteio de Eduardo Campos. Fez faculdade de economia, passou em ótima colocação no concurso para auditora do Tribunal de Contas do Estado (TCE), engravidou aos 46 anos do quinto filho e não se fez de rogada em, pouco tempo após o parto, acompanhar o marido na maioria das viagens, carregando o pequeno Miguel ( nascido em janeiro de 2014) para todos os lugares – o nome do caçula é uma homenagem a Miguel Arraes.”

Toda a família reunida

Toda a bonita família reunida

O site diz ainda que , “alguns meses atrás, durante reportagem para a revista Piaui, a ex-primeira-dama deu uma declaração que mostra bem sua personalidade. Quando perguntada se acreditava que despertaria muita curiosidade ao longo da eleição, comentou: “Eu não sei, mas pode ser curioso saber quem é a mulher que teve cinco partos normais, cinco filhos do mesmo marido, não pinta o cabelo e tem uma profissão.”

Neste últimos dias, Renata surpreendeu. Enquanto a mãe de Eduardo Campos, Ana Arraes, desabou, inconsolável com a morte do filho, a mulher do candidato, mesmo demonstrando intenso sofrimento, liderou a família. Tomou todas as decisões relativas ao funeral, discutiu a nova composição da chapa que substituirá Eduardo-Marina e participará nesta segunda-feira da reunião com políticos da aliança regional do PSB e outros partidos. O objetivo dela é assegurar que deem continuidade ao trabalho do marido.

Desconhecida até aqui, tudo mostra que, mesmo sendo de poucas palavras e avessa a entrevistas, de agora em diante, vamos ouvir muito mais dessa mãe de família que inspirou tanto Eduardo Campos.

Veja o vídeo que os filhos de Eduardo Campos fizeram para ele no domingo, dia 10, aniversário do candidado e também Dia dos Pais:


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário





37 Comentários

francisca arraes maia 3 de setembro de 2014 - 15:45

Estando em recife em 2011 observei como a cidade estava
linda e com obras em construção.
Em 2014, e noticiado a candidatura de
Eduardo para a presidência daí
comecei a adimira-lo pela sua seriedade, coragem e vontade de trabalhar para os brasileiros , mas ninguem sabe a vontade de Deus certamente esta em um lugar lindo pelo pai ,esposo e neto que foi.Ficando ele com a paz de Deus. Amem.

Responder
Lucia 31 de agosto de 2014 - 21:35

Adorei conhecer esta mulher forte e acho que você deveria estar no lugar dele, não Marina que é uma farsa

Responder
Edmar de almeida cruz 23 de agosto de 2014 - 01:36

Parabéns a essa grande mulher que com seu caráter, inteligência, sensatez, amor ao próximo, grandeza de espírito e outras centenas de adjetivos que dignificam as mulheres verdadeiras desse país. Você é um belo exemplo a ser seguido. Meus sinceros sentimento a vc e todos os seus por essa dor tão imensa pela qual vc está passando. Eduardo hoje está em Deus e descansando em paz.

Responder
maria das graças peixoto 23 de agosto de 2014 - 01:06

Desejo a senhora Renata campos muito sucesso, vitórias que o Senhor Deus seja sua Fortaleza, Refúgio que todos os dias sua vida seja iluminada com a força e poder do nosso e vosso Deus em Cristo Jesus. para meditação salmos: 121 :1 .

Responder
Adriana 22 de agosto de 2014 - 07:08

Que mulher forte…. sem comentários…. Q Deus abençoe á todos!

Responder
gilberto 21 de agosto de 2014 - 21:16

Acredito na tua força e na tua coragem, por esse motivo que o Eduardo te escolheu para ser a esposa dele.

Responder
SHIRLEI MONTI FORNAZARI 21 de agosto de 2014 - 00:07

QUE FAMÍLIA ABENÇOADA ,PAI E MA~E DEDICADOS,ME EMOCIONEI AO ASSISTIR ESSA BELA HOMENAGEM.
QUE DEUS CONTINUE ILUMINANDO ESSA FAMÍLIA E QUE SEU PAI DESCANSE EM PAZ.
SHIRLEI

Responder
Valéria Lins 20 de agosto de 2014 - 21:05

Mulher guerreira, forte, valente! com certeza saberá conduzir os caminhos legados pelo marido Eduardo Campos. Meu respeito e todos os meus familiares neste momento de dor que só é possível suportar pela fé, fé esta demonstrada pela família de uma maneira tão bela.

Responder
simone 20 de agosto de 2014 - 20:35

renata campos e´uma mãe e mulher de fibra , mas isso naõ quer dizer que deva ser presidente do brasil…são coisas muito distintas.

Responder
iromar queiroz 20 de agosto de 2014 - 20:21

Seria otimo ela no lugar d eduardo.

Responder
Meyre 20 de agosto de 2014 - 16:20

As vezes eu não consigo entender os mistério da vida. Nesse mundo onde precisamos de exemplos acontecem uma tragedia dessa. Sei que Deus tem o controle de tudo, como também sei que tudo é permissão dEle.
Desde da primeira vez que eu vi o vídeo dele, eu tive a certeza que ele seria o meu candidato. Sei que as minhas palavras e o que sinto ate agora quando vejo as notícias não se compara a dor da família. Mas quero dizer que sinto um pouco da dor dessa família. Só posso continuar pedindo a Deus que conforte e cuide de cada um de vcs.

Responder
joana darc lopes lourenço 20 de agosto de 2014 - 16:19

É uma gde mulher,a sua simplicidade diz tudo de uma mulher valente,que continue com essa força que tem demonstrado qto a ser vice nao tenho opiniao formada a respeito..

Responder
maria cecilia sampaio cerri 20 de agosto de 2014 - 14:14

Sra RENATA e familiares, meus sentimentos, que DEUS possa estar sempre presente em sua vida e de seus filhos, também a Sra sua sogra, mãe de EDUARDO, meus sentimentos,este momento é muito difícil, não existe palavras de conforto, mas existe sim as orações, fé e o tempo, desejo-lhe muita força, pois, nós mães tiramos até do impossível, sem mais me despeçoe desejando sempre felicidades abraços

Responder
vilmar 19 de agosto de 2014 - 20:11

bacana, post bem interessante, sobre nossa possível vice-presidenta.
http://www.paideprimeiraviagem.com.br/

Responder
DINARTE RODRIGUES 19 de agosto de 2014 - 18:06

Brasileiros que lutam por um brasil mais igualitário e justo. Queremos a mãe gentil com seus filhos de um pai gigante, também: grande na saúde, educação e formação de uma grande nação! Meus sentimentos a esse irmão da verdadeira política. Dinarte Rodrigues.

Responder
selma lins 19 de agosto de 2014 - 15:03

É verdade,quando Deus faz Milagre! Se ele hoje não mais está entre ela e em nós.Deveremos acreditar que foi chegada a sua hora…
Para aceitarmos a morte ainda somos muito covarde,ainda não conseguimos nos prepararmos para ela…ainda não conseguimos aceitarmos que é o mais importante aceitar questão essa de fé,de desapego e de paciência.Será?
Mas,com toda certeza essa Família linda e abençoada por Deus seguirá…com o nossso futuro de acreditar que o Brasil tem jeito Não Vamos Desistir do Brasil nunca. Renata,vá fazer com dignidade e respeito o que o seu marido começou a fazer e a pensar,para o bem de todos os PERNAMBUCANOS e todos os BRASILEIROS.Você é ESPECIAL PARA NÓS! Faça a União com Marina e vamos lhe apoiar…Abraços,Selma Lins.

Responder
rosangela santos 19 de agosto de 2014 - 14:45

Parabéns Renata, pela liderança num momento tão difícil! Votaria nela sem medo de errar, mas acho que no momento a família precisa muito da presença dessa mãe. Mas isso não impede que ela esteja sempre auxilando a Marina e preparando os filhos que queiram seguir a carreira política , com honestidade e princípios que vem de uma boa educação, e isso ela vai saber fazer muito bem. Família linda! continue lutando Renata, para que seus filhos sintam orgulho e queiram viver nesse nosso querido BRASIL. “Não vamos desistir do Brasil”

Responder
Isabel Silva 19 de agosto de 2014 - 12:14

Eduardo Campos foi um grande homem, e com certeza ele tinha uma mulher ao lado dele.
Gostaria de ter como candidata uma mulher dessa.
Mulher de fibra, humilde de coração, e que tem o mesmo sonho do povo Brasileiro.
De não desistir do Brasil.

Responder
Sonia Regina 19 de agosto de 2014 - 03:05

Será que nesse momento os filhos precisam de uma mãe muito mais presente de que uma política que já levou o pai?

Responder
Evalson Alves 19 de agosto de 2014 - 02:19

Já considero um grande perigo uma pessoa que nunca teve experiência de poder executivo para ser presidente, alguns poucos anos de Ministério, que por sinal foi uma época de maior desmatamento da Amazônia e grandes conflitos na situação fundiaria. Agora querem colocar uma senhora, que sem dúvida alguma é uma grande mulher, mas para ser vice presidente e ser a primeira na linha de sucessão é alho muito perigoso para o país.

Responder
Yvana Coutinho de Oliveira 18 de agosto de 2014 - 23:17

Que Renata Campos possa fortalecer as eleições presidenciais, realimentando nos brasileiros a esperança de mudanças políticas, econômicas e sociais. Que toda a família esteja fortalecida na fé e continue o legado político de Eduardo Campos em prol de todos os que acreditam que este país, poderá um dia ter menos desigualdades e, mais justiça social.

Responder
Fabio 18 de agosto de 2014 - 22:50

Aqueles que fazem escolhas em comum deveriam arcar entre si pelas consequências. Mas não, os sem noção irão escolher duas mulheres sem experiência alguma pra liderar o Brasil, país que está à beira de uma grave crise. E se acontece alguma coisa com Marina, a senhora Renata é quem vai resolver? País que fica nos últimos lugares nas provas internacionais de conhecimento, só pode mesmo escolher errado sempre. salve-se quem puder!

Responder
Tiana Vargas Castro 18 de agosto de 2014 - 20:36

Nossa esta Renata Campos é uma grande Dama e pode ser muito mais ao lado de Marina Silva. Eu amo minha familia e também a todos que confia principalmente em sua família e em Deus em primeiro lugar ela tem todo o meu apoio. Estou com vocês Marina e Renata.Abraços. Tiana Belo Horizonte.

Responder
Paulo 18 de agosto de 2014 - 20:07

Com certeza é muito mais qualificada que as opções que temos!!!

Responder
Vera Lúcia Silva Nascimento 18 de agosto de 2014 - 19:16

Uma grande mulher, mãe, guerreira,forte determinada…
Meus sentimentos por essa grande perca,era meu candidato escolhido,foi uma pena!! Mas vamos em frente,a vida é assim, uma caixinha cheia de surpresas.Força e fé, Deus é o possível dos impossíveis.

Responder
Jason 18 de agosto de 2014 - 19:01

Deve ser uma grande mulher mas mostra que nao tem algo que gostariamos que os nossos representantes e esposas dos mesmos tivessem: sentido comum. Ter um filho aos 46 anos e ter um filho com sindrome de Down aos 56 anos é praticamente a mesma coisa.

Responder
Maria de Fatima Moreira Marques 18 de agosto de 2014 - 18:56

Deveria ser ela candidata e Marina vice.

Responder
Tony Fernando Werneck. 18 de agosto de 2014 - 18:36

Por ser uma grande esposa, auditora e mãe, terá condições de trabalhar muito pelo Brasil.

Responder
Maria José Leal 18 de agosto de 2014 - 14:58

Mulher de fibra, competente e tem muito AMOR no coração e pelo Brasil e eu apoio se for escolhida para compor a chapa com Marina Silva. “NÃO VAMOS DESISTIR DO BRASIL”.

Responder
VERA MARIA BARBOSA LOURENÇO 18 de agosto de 2014 - 14:45

ELA QUE TINHA QUE SER A CANDIDATA E NÃO A MARINA.

Responder
debora gelsomini 18 de agosto de 2014 - 14:32

…”Não vamos desistir do Brasil!”…Renata e sua família em minhas orações!…

Responder
Jorgina Saches Erdebrok Camara 18 de agosto de 2014 - 13:51

Admirável, ganhou o meu respeito, verdadeira primeira DAMA.
O nosso BRASIL precisa de mulheres como a Dona Renata a frente da administração.
Mulher de princípios, família.

Responder
lisa santana 18 de agosto de 2014 - 13:21

Interessante o blog vir falar um pouco desta mulher, uma quase desconhecida Mas é tudo tão prematuro, né? Tão cedo…O que será que os deuses estão querendo com a morte de Eduardo Campos? Vejamos o que ela terá a dizer daqui pra frente.

Responder
Lucio Calado 18 de agosto de 2014 - 11:42

Uma coisa é vivência, outra coisa é experiência; são muito distintas, não confundam isso.
Muito cuidado com esse momento porque ser vice é estar preparado(a) para sustentar e substituir o(a) titular.

Responder
sueli siqueira cerri 18 de agosto de 2014 - 03:55

Mulher de brilho forte sem ser superstar,seria bom ter as duas na presidencia meus sentimentos a Familia.

Responder
Maria Tereza Cunha 18 de agosto de 2014 - 03:22

#BEM por ISSO estamos na campanha #RenataCamposVicePresidente !
Vide em nossa página no face e Twitter …

Responder
Lourdes Spádoa 18 de agosto de 2014 - 00:54

Ao lado de um Grande Homem, tem SEMPRE uma Grande Mulher…

Responder

Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa Política de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais